Beleza

Os efeitos do açúcar na nossa pele

Os efeitos do açúcar na nossa pele

Nós já estamos acostumados a ouvir sobre os efeitos do açúcar para a saúde do nosso organismo, que ingerir carboidratos em excesso pode gerar uma série de complicações como diabetes, obesidade, problemas cardiovasculares, etc.

O que muitos não sabem, é que o consumo exagerado de açúcar pode também ser prejudicial para a nossa pele. Consumir açúcar em excesso altera as estruturas do colágeno, que é a proteína responsável por manter a nossa pele jovem por mais tempo.

Esse processo se chama glicação. A pele que é vítima de glicação, tem sinais de envelhecimento como rugas, flacidez, e além disso, ocorre a perda do viço e da luminosidade.

A biomédica esteta Caren Graziotin ressalta os cuidados para combater os malefícios do açúcar na pele: “É necessário ter uma alimentação balanceada, sem exageros, e com poucos açúcares. E assim, evitar o processo de glicação e o envelhecimento da pele”.

Além disso, o cuidado com a pele também é essencial, associando o uso de dermocosméticos com ativos antiglicantes e antioxidantes. Essa combinação é capaz de reduzir as ações do açúcar que prejudicam proteínas como o colágeno e as fibras elásticas, e, assim, mantendo a firmeza e elasticidade da pele.