Os órgãos de Segurança Pública que integram o programa RS Seguro em Caxias do Sul comemoram a redução dos números de homicídios na cidade. Além de roubos ao comércio, a pedestres e de veículos, o crime de homicídio é um dos indicadores monitorado e acompanhado pela ferramenta GEseg (ferramenta de gestão que analisa quantitativa e qualitativamente os crimes citados) através de reuniões segmentadas e setorizadas mensais. Assim, é possível estabelecer e determinar ações e metas diárias, semanais e mensais para o combate aos delitos através da prevenção e da repressão.
Este ano foram registrados 79 homicídios na cidade (o menor número já visto desde 2005). Isso representa uma redução de 28,70% comparado com o ano de 2021, que registrou 108 homicídios. Importante destacar que não houveram latrocínios em 2022 (roubo seguido de morte).
Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Penal (Susepe), Instituo Geral de Perícias (IGP), Corpo de Bombeiros (instituições vinculadas à Secretaria de Segurança Pública do RS) e demais participantes do Programa (Secretaria de Segurança Pública Municipal, Ministério Público e Poder Judiciário) atribuem os bons resultados no indicador de homicídios principalmente às ações de Inteligência Policial e a ótima relação de integração entre os órgãos da Segurança Pública, estimulando a permanente colaboração e a troca de informações – possibilitando assim a antecipação e prevenção aos crimes, bem como na resolução dos casos.
Em razão disso, muitas prisões foram feitas imediatamente após o crime ter acontecido – dando uma rápida resposta pelos órgãos policiais. Foram feitas 12 prisões pela Brigada Militar desta forma e 130 prisões (entre temporárias, preventivas e flagrantes) pela Policia Civil, por intermédio da Delegacia de Homicídios. A Brigada Militar, através das operações policiais direcionadas para prevenção de homicídios, apreendeu 318 armas de fogo em 2022 na cidade de Caxias do Sul, ao passo que a Delegacia de Homicídios apreendeu 13 armas.
Os órgãos de Segurança Pública que compõe o RS seguro também agradecem e enaltecem a participação e colaboração do Ministério Público e do Poder Judiciário, uma vez que ao longo do tempo foi estabelecida uma relação de confiança e credibilidade no trabalho técnico e de elevada seriedade desenvolvido pelos profissionais de Segurança Pública, o que garante o deferimento da s medidas necessárias para um efetivo combate ao crime.
A participação da Prefeitura Municipal através da secretaria de segurança e proteção social e da Polícia Rodoviária Federal que também sentam a mesa para discussão também tem sido muito importantes no processo.