Polícia

Operação Verão Seguro encerra atividades com alta no número de abordagens em Caxias do Sul

Operação Verão Seguro encerra atividades com alta no número de abordagens em Caxias do Sul


A 15ª edição da Operação Verão Seguro teve suas atividades encerradas nesse domingo (20). A ação, que teve início em 18 de dezembro, visa prevenir mortes por afogamentos nas represas do munícipio, além de fiscalizar a realização de atividades que são proibidas nesses locais como caça e pesca. A iniciativa é promovida pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) em parceria com a Guarda Municipal (GM) e o 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5º BBM).

Ao total, nesta edição, foram realizadas 4532 rondas e orientadas 1127 pessoas. Sendo que dessas, 381 ocorreram em dezembro e 916 de janeiro a março. Em 2021, na edição anterior, foram contabilizadas 700 orientações, o que representa 161% a menos se comparado ao número de abordagens da campanha de 2022.

Conforme o diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti, o aumento nas abordagens também é resultado das elevadas temperaturas registradas em dezembro e janeiro. “Foram dias muito quentes em um período de férias escolares e recesso”, explica. Além disso, Meletti salienta que as rondas da GM foram intensificadas o que contribuiu na preservação de muitas vidas.