O bairro Planalto recebeu, nesta sexta-feira (10), a terceira edição da Operação Bairro Seguro em Caxias do Sul em 2023. A mobilização liderada pela Guarda Municipal reuniu a Fiscalização de Trânsito e a Brigada Militar (BM) para mostrar presença e passar segurança para a comunidade.
A operação estava traçada desde a semana passada, todavia, coincidiu de acontecer após duas noites violentas no bairro Planalto. Na madrugada desta sexta-feira (10), Diogo Kervald, 35 anos, foi executado dentro de uma casa na Rua Estéfano Longo. Na noite anterior, um homem de 39 anos havia sido baleado na mesma rua.
Durante a tarde, os agentes municipais realizaram blitz na Avenida Marcopolo e, mais tarde, na Rua Mauricio Sirostky Sobrinho, no Bela Vista. As ações duraram três horas, com um total de 71 abordagens, 22 autuações de trânsito e três veículos recolhidos.
Esta é a terceira edição da Operação Bairro Seguro, que passou pelo Serrano, no dia 26 de janeiro, e pelo Desvio Rizzo na semana passada. A Guarda Municipal afirma que as mobilizações acontecerão em outros bairros ao longo do ano, mas não divulga o planejamento justamente para não alertar os criminosos.
“A Operação Bairro Seguro é um esforço da Guarda Municipal, em união com outras forças de segurança pública. Utilizamos o efetivo máximo que conseguimos incorporar no dia da operação. A vontade é continuar realizando estas operações e dando esta resposta para a comunidade”, afirma o comandante da Guarda, Alex Kulman.
Durante a fiscalização, dois veículos fugiram das abordagens. A motocicleta e o automóvel foram filmados, identificados pelas placas e responderão pelas infrações.
Fotos: GM Freitas/Guarda Municipal