Plantão

Operação prende traficantes de drogas que atuavam em Gramado e Nova Petrópolis

Traficantes foram presos e drogas apreendidas em residência de Gramado. Foto: (Polícia Civil/Divulgação)
Traficantes foram presos e drogas apreendidas em residência de Gramado. Foto: (Polícia Civil/Divulgação)

A Polícia Civil de Gramado com apoio da Brigada Militar deflagrou, na manhã desta quinta-feira, a “Operação Stones”, que desarticulou uma quadrilha que abastecia as cidades de Gramado e Nova Petrópolis com entorpecentes.

Durante a ação, houve troca de tiros e um dos criminosos ficou ferido. Foi apreendida uma grande quantidade de maconha, crack e cocaína, além da arma do envolvido que disparou contra os PMs.

Traficantes foram presos e drogas apreendidas em residência de Gramado. Foto: (Polícia Civil/Divulgação)

No total, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão nas duas cidades. Ao chegar na residência do Vulgo “Pijama”, de 38 anos, na RS-235, Linha Araripe, o indivíduo que estava dormindo na sala da casa atirou quatro vezes contra os policiais que revidaram. “Pijama” pulou por uma janela e correu com a arma em direção a um mato, onde foi alcançado e detido. Ele portava um calibre .38 com quatro munições deflagradas.

Na troca de tiros o indivíduo foi alvejado no abdômen, sendo encaminhado ao hospital, onde passou por cirurgia.

No quarto estava Dione Roger da Silva Brando, 29 anos. Ele era tido como o traficante que movimentava o comércio de entorpecentes em Gramado e Nova Petrópolis. Com ele estava a sua namorada, de 23 anos. Em buscas na casa, foram encontradas pequenas porções de drogas e a motocicleta de Dione.

Sandro Augusto Schneider Francisqueti, 33 anos, que estava em uma residência do outro lado da rodovia, foi detido. Ali, estava estacionado o veículo utilizado por Dione na distribuição de drogas nas duas cidades.. No porta mala do automóvel, um Peugeot 206, placas de Campo Bom, foi encontrado, 3.269 kg de maconha; 503 gramas de cocaína; 150 gramas de crack; 26 comprimidos de ecstasy e uma balança de precisão, além de mais de R$ 2 mil em dinheiro.

Em outro mandados, nada foi localizado.

Os três foram presos em flagrante por tráfico de entorpecentes e serão encaminhados ao sistema prisional, sendo que Pijama também será enquadrado por tentativa de homicídio.

“A integração e troca de informações entre os órgãos de segurança de Gramado tem sido muito positivo e os resultados estão aparecendo. Esse traficante abastecia com grandes quantidades de entorpecentes diversos pontos de vendas de drogas na região. Com certeza foi um duro golpe no tráfico”, diz o Capitão Lemartine Venzo, chefe do setor de inteligência do 1° Bpat.

Com as prisões, os setores de segurança da região das hortênsias esperam diminuir a incidência do tráfico nas cidades.