Cidades

Operação Exilium transfere presos líderes do crime organizado no Rio Grande do Sul

Foram cumpridas sete ordens judiciais de transferências. A ação contou com apoio aéreo e forte esquema de segurança

Operação Exilium transfere presos líderes do crime organizado no Rio Grande do Sul
Foto: PCRS


Em ação conjunta com a Polícia Penal e Brigada Militar (BM), a Polícia Civil gaúcha deflagrou, na manhã desta sexta-feira (08) a Operação Exilium em combate a homicídios e crime organizado. A operação faz parte de planejamento estratégico operacional, através da transferência, dentro do sistema prisional gaúcho, de presos apontados como lideranças de organizações criminosas, considerados mandantes ou executores de homicídios na área em que atuam.

Foram cumpridas sete ordens judiciais de transferências. A ação contou com apoio aéreo e forte esquema de segurança. As transferências foram realizadas no sistema penitenciário estadual como forma de dificultar contatos e buscar conter a continuidade delitiva de indivíduos que, mesmo segregados, seguem participando de atividades criminosas. Participaram da Operação Exilium 15 policiais civis, 24 policiais militares e 35 policiais penais.

 

Leia também: Homem é preso por tráfico de drogas e corrupção de menores, em Guaporé

Na noite de quinta-feira (07/12), às 21h, a Brigada Militar, através da Força Tática, prendeu um homem (18) e apreendeu dois menores, de 15 anos, durante Operação Choque de Ordem, no bairro Promorar em Guaporé-RS. No desdobramento da operação, os policiais intensificaram patrulhamento em um local apontado como sendo de tráfico de drogas. Ao se aproximarem, visualizaram que dois homens tentaram fugir para uma mata lindeira, sendo eles abordados e identificados como um homem de 18 anos, com histórico de ocorrência de latrocínio no ano de 2021, e o outro um menor de 15 anos, com histórico de roubo, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.