O 4º Batalhão de Choque da Brigada Militar, com sede em Caxias do Sul realizou uma operação de combate ao tráfico de drogas e apensão de armas de fogo. A ação ocorreu desde o dia 11 de agosto, totalizando em três indivíduos presos, quatro revólveres, munições, um celular, um veículo e diversos entorpecentes.
A primeira ocorrência foi registrada na última terça-feira (11), por volta de 17h30 na Rua Vinte e um de abril, no Bairro Cruzeiro. No local havia um traficante entregando drogas a um usuário, com o indivíduo foram apreendidos: 02 tabletes de maconha pesando 983,50g, 38 munições calibre .380, 15 munições calibre .40, 16 munições calibre .9mm e uma munição calibre .12. Além de R$305,00 em dinheiro e um celular cor prata. Na mesma data, por volta das 22h o Batalhão também realizou a prisão do irmão do indivíduo detido nesta ocorrência. A ação aconteceu na Rua Amélia Frederico Fioli, no Campos da Serra, onde o irmão saia de um bloco de prédios, portanto um revólver calibre .38, carregado. Além disso possuía uma sacola com duas balanças de precisão e 153g de uma substância semelhante a maconha.
Ainda na terça-feira (11) também por volta das 22h o Batalhão de Choque realizou a segunda apreensão da noite. A equipe se deslocou até a Rua Hermes Fontes, em Vila Ipê, após uma denúncia, onde localizou um indivíduo com uma bolsa de cor azul, contendo nela dois revólveres calibre .38 e R$1.585,00 em dinheiro. Além disso, foi localizado com o indivíduo 34 pedras de crack (16g) e uma bucha de cocaína (6g).
A última ação da operação realizada nesta semana, ocorreu na quinta-feira (13) por volta de 16h30. A equipe recebeu denúncias de disparos em dois pontos do Município, ambos realizados por um indivíduo tripulando um Ford Ka. Após a localização e tentativa de abordagem em uma residência na Rua Luís Francescuti, no bairro Pioneiro, o Batalhão de Choque conseguiu realizar a prisão do passageiro do veículo, um homem de 20 anos. O indivíduo portava um revólver calibre 38, cinco munições intactas, um estojo deflagrado e um par de placas clonadas. Ainda, o veículo estava em situação de furto/roubo.