Refresh

This website leouve.com.br/geral/operacao-desarticula-grupo-especializado-em-roubo-de-cargas-no-rs is currently offline. Cloudflare\'s Always Online™ shows a snapshot of this web page from the Internet Archive\'s Wayback Machine. To check for the live version, click Refresh.

AÇÃO

Operação desarticula grupo especializado em roubo de cargas no RS

Durante a ação, os policiais cumpriram cinco mandados de busca e apreensão e prenderam cinco indivíduos nos municípios de Cachoeirinha e Sapucaia do Sul

Foto: Arquivo/Leouve
Foto: Arquivo/Leouve

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão ao Roubo e ao Furto de Carga do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DRFC/Deic), deflagrou nesta terça-feira (26) a Operação Ultimus, com foco no combate a uma quadrilha responsável por roubos de cargas na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Durante a ação, os policiais cumpriram cinco mandados de busca e apreensão e prenderam cinco indivíduos nos municípios de Cachoeirinha e Sapucaia do Sul.

As investigations começaram após um assalto registrado em agosto de 2023, em Cachoeirinha. Na ocasião, criminosos armados renderam um motorista e roubaram uma carga de cigarros, utilizando-se de grave ameaça.

A partir desse crime, os agentes identificaram um grupo criminoso estruturado, com funções bem definidas, uso de veículos clonados, armamento e planejamento detalhado das ações. Segundo a Polícia Civil, o bando é responsável por diversos assaltos contra motoristas e empresas de distribuição, acumulando reincidências em crimes semelhantes e provocando grandes prejuízos financeiros, além de insegurança para trabalhadores do setor logístico.

Combate à Criminalidade Organizada

“O combate a organizações que atuam de forma violenta e sistemática é uma prioridade. A Operação Ultimus representa mais um passo nesse enfrentamento à criminalidade organizada no Estado”, afirmou o delegado Gabriel Lourenço, responsável pela investigação.

Após os trâmites legais, os presos foram encaminhados ao sistema prisional. As investigações seguem em andamento para identificar outros possíveis envolvidos.