Polícia

Operação de prevenção de mortes por afogamento em represas inicia em Caxias do Sul

Equipe contará com drone para fiscalizar represas onde a prática do banho é proibida

Foto: Andreia Copini / Divulgação
Foto: Andreia Copini / Divulgação

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), com apoio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), Guarda Municipal (GM) e 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5º BBM), inicia nesta sexta-feira (8) a 14ª Operação Verão Seguro, a qual visa prevenir as mortes por afogamento nas represas do município. A equipe utilizará também um drone para vistoriar as áreas da Maestra, Samuara, Dal Bó, Faxinal e Marrecas.

Perigo constante e recorrente a cada verão, o uso das represas de Caxias do Sul por banhistas será fiscalizado não apenas aos sábados, domingos e feriados, mas também em dias de semana. Nesses locais, o banho é proibido, bem como a caça e pesca. Conforme decreto municipal vigente, o qual visa conter as aglomerações em virtude da pandemia da Covid-19, serão multadas as pessoas que estiverem sem máscara ou consumindo bebida alcoólica nesses espaços.

A reunião da equipe para definir o cronograma ocorreu na tarde desta quarta-feira (6), na SMSPPS, e contou com as presenças do secretário interino de Segurança, Hernest Larrat, do próximo secretário, delegado Paulo Roberto Rosa da Silva, do tenente-coronel do 5º BBM, Julimar Fortes Pinheiro, do diretor da GM, Jeferson Ricardo Vargas, e representantes da fiscalização de Recursos Hídricos do Samae.

Denúncias podem ser feitas para a GM por meio do telefone 153, para o Corpo de Bombeiros pelo 193 e pela Central de Atendimento do Samae, 115.

Fonte: Prefeitura