Cidades

Operação de combate à fraude de combustíveis interdita estabelecimentos na região noroeste do RS

No decorrer do ano, já estão agendadas outras operações de monitoramento da qualidade de combustíveis no Interior do Estado.

A operação resultou na interdição de bombas de combustíveis variadas em quatro estabelecimentos.
A operação resultou na interdição de bombas de combustíveis variadas em quatro estabelecimentos. (Foto: Divulgação


As Promotorias de Justiça de São José do Ouro e de Defesa do Consumidor de Porto Alegre realizaram, nos dias 18 e 19 de julho, uma operação de combate à adulteração de combustíveis nos postos revendedores dos municípios de São José do Ouro, Cacique Doble, Machadinho, Barracão, Tupanci do Sul e Santo Expedito do Sul.

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) instalou laboratório móvel de análise de combustíveis nas dependências da Promotoria de Justiça local, onde o engenheiro químico da Promotoria de Justiça Especializada do Consumidor realizou 37 análises nas 22 amostras de combustíveis coletadas nos 11 postos revendedores de combustíveis fiscalizados.

A operação resultou na interdição de bombas de combustíveis variadas em quatro estabelecimentos de Santo Expedito do Sul, Machadinho e em São José do Ouro. Além da interdição da comercialização dos produtos, mediante o lacramento da bomba e tanque, foi acolhido o pedido do Ministério Público de apreensão de notas fiscais do produto impróprio e coleta de amostras para eventual contraprova.

Todas as análises foram realizadas em equipamentos certificados pela Agência Nacional do Petróleo e Biocombustíveis (ANP), como densímetro eletrônico, analisador de ponto de fulgor, condutivímetro, espectrômetro de infravermelho e provetas.

No decorrer do ano, já estão agendadas outras operações de monitoramento da qualidade de combustíveis no Interior do Estado.