A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) de Caxias do Sul, desencadeou, nesta terça-feira (9), a 3º fase da Operação Ouro Branco, que investigou uma organização criminosa atuante no tráfico e distribuição de drogas, na Serra Gaúcha.
Dezenove medidas cautelares foram expedidas pelo Poder Judiciário de Caxias do Sul, sendo de nove prisões preventivas e dez de mandados de busca e apreensão nos bairros, Planalto, Sagrada Família, Esplanada, Ana Rech, Santa Corona e Por do Sol de Caxias do Sul, e na bairro São Roque em Farroupilha.
Até o momento da divulgação, por volta das 10h, oito pessoas foram presas preventivamente e aproximadamente dois quilos de cocaína do tipo escama de peixe foram apreendidos.
A investigação durou três meses e identificou dez membros de um grupo criminoso responsável pelo abastecimento e venda de drogas em diversas regiões da Serra Gaúcha. O grupo que era comandado de dentro do presídio, efetuava a venda de drogas através de motoristas de aplicativos.
Durante o período que durou investigação foram realizadas diversas ações que resultaram em prisões em flagrantes e apreensões, que somadas a ação de hoje totalizam a 10 presos e 10,5 kg drogas apreendidas.
O delegado Luciano Righês Pereira explica que o grupo todo, através da venda de drogas, movimentou cerca de novecentos mil reais. Os líderes da organização já encontravam-se recolhidos e comandavam os crimes de dentro do presídio.
A ação de hoje contou com o apoio operacional da DPHPP e Delegacia Regional de Caxias do Sul.
Após as formalizações de praxe, os presos serão encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão a disposição da Justiça.