A organização criminosa, liderada pelo maior traficante de Canela (preso desde setembro), foi alvo de ofensiva da Polícia Civil na manhã desta sexta-feira (15). A Operação Renânia Exitus cumpriu três mandados de busca e apreensão: dois deles em solo canelense e o outro em um imóvel de alto padrão de Xangri-lá, no Litoral Norte gaúcho.
Um homem, que se entregou a polícia na presença de advogada, teve prisão preventiva decretada. Segundo a investigação, ele é apontado como o principal gerente do grupo, responsável pela distribuição de drogas e organização de outros traficantes para o comércio de entorpecentes. Já o líder da organização está preso desde 15 de setembro, quando a PC realizou cumpriu 89 medidas judiciais.
Ainda na manhã de hoje, as forças de segurança operaram a transferência de outra liderança do grupo, que ficava no Presídio Estadual de Canela, para outra casa prisional, uma vez que, conforme a operação, ele seguia ordenando tráfico na cidade mesmo em reclusão. Além disso, contas-correntes tiveram valores bloqueados e um veículo foi apreendido.
O delegado Vladimir Medeiros, titular da Delegacia de Polícia de Canela e responsável pelas investigações, afirma que se trata do cumprimento das medidas finais de uma longa e complexa investigação, que prendeu o maior traficante do município e desarticulou o grupo. Medeiros destaca que, no curso de mais de um ano de investigações, grande quantidade de droga foi apreendida e diversos membros da organização foram presos.