Bom dia, boa tarde ou boa noite. Aqui quem vos escreve sou eu, Mateus, e vou continuar falando novamente sobre a marca alemã Opel. No último post havia escrito sobre os GSI e havia comentado sobre que a Opel tinha uma divisão um pouco mais focada em veículos com uma pegada mais esportiva sobre a plataforma de seus veículos de produção, mas não me estendendo muito, vamos lá.
Em 1997 a Opel criou uma divisão chamada de OPC (Opel Performance Center) que era uma divisão que criava as versões mais extremas dos veículos “normais”, assim por se falar. O primeiro veículo que recebeu a sigla OPC, foi o Astra G (Segunda Geração) que saiu com sigla estampando sua traseira em 1999, aonde saía com um 2.0 16v acoplado a uma caixa de 5 marchas que fazia o mesmo chegar a incríveis (para época) 219 km/h. O Astra teve diversos componentes mecânicos, suspensão, rodas, freios e interior modificados, esse com até bancos concha Recaro, para poder chegar aos números que chegou. O Astra recebeu uma pintura em Arden Blue (que é um tom de azul claro). Também foi lançado no mesmo ano a versão OPC da Wagon do Astra, conhecida por Astra G Caravan. O carro em sim foi um verdadeiro sucesso, chegando à marca de 3000 veículos sendo vendidos em menos de 6 meses.
No ano de 2001 a OPC adicionou turbocompressores ao motor 2.0 16v, fazendo os veículos chegarem a 100km/h em 8 segundos. Também no mesmo ano a OPC introduziu a Zafira OPC (baseada na segunda geração), que segundo a próprio fabricante é a primeira minivan esportiva do mundo, aonde a mesma no ano de 2006 estabeleceu o record de minivan mais rápidado mundo em Nurburing Nordschleifer, aonde mesmo depois de 14 anos continua segurando a coroa. Em 2006 o motor 2.0 16v sofreu outra modificação, agora passando a ter 240 cv e agora acoplado a uma caixa manual de seis marchas passou a equipar o Astra H (Terceira Geração; Por aqui ele ficou mais conhecido por Vectra (2005-2011)) aonde o mesmo chegava a 220 km/h com facilidade (A Alemanha com suas Autobahns).
Em 2007 tivemos uma versão mais agressiva do Opel Corsa D GSI, que já saia com um motor de 1.6 16v Turbo de 150cv, o que já é bom, mas a OPC botou a mão no hatch esportivo e melhorou mais ainda o desempenho do mesmo, aumentando a cavalaria para 194 hp.
E vamos a 2012 aonde foi lançado o Astra H OPC, aonde era um hatch de duas portas com perfil mais baixo e agressivo contando com um motor 2.0 16v turbo, que novamente teve sua potencia aumentada para 280 cv com velocidade máxima, limitada eletronicamente, em 250 km/h. Em 2012 também tivemos o lançamento da terceira geração da Zafira e claro que ela também recebeu aquele belo tom de Arden Blue e uma mecânica mais agressiva. Outro modelo bastante conhecido em nossa ruas que ganhou versão esportiva lá pela Europa, foi um veículo que foi desenvolvido em parceria entre a General Motors Brasileira e a Opel que era baseada na plataforma do Corsa C (Segunda Geração para nós, Terceira para os Europeus), que foi a Meriva e sim ela teve uma versão OPC aonde ela saia com um motor de 1.6 litro e 16 válvulas com um turbocompressor de 180 cv e ter uma aceleração de 0-100km/h de 8,2 segundos.
Em 2014 a Opel apresentou o Opel Corsa E, o mesmo também tinha a versão GSI, porém na versão OPC saia de novo com o 1.6 16v com 208 hp e 0-100 na casa dos 6,3 segundos. Também tinha um pacote aonde era trocada as rodas 17 polegadas por rodas de 18 polegadas e recebia um diferencial com blocante mecânico.
Bom deixamos para o final um carro que foi apresentado lá em 2009 sobre a plataforma que marcas como Buick, Cadillac e Saab utilizavam e também é o verdadeiro substituto do nosso tão conhecido Vectra, nesse caso é o Opel Insignia lançado na carrocerias de Hatch, Sedan e Perua, e era um carro muito mais luxuoso que seu antecessor. Porém falando da versão OPC do mesmo ele saia com um motor V6 turbo (Produzido na Austrália) capaz de produzir 325 HP e tinha câmbios manual e automático, ambos de seis marchas com tração 4×4.
Como no Reino Unido os Opel são vendidos como Vauxhall, os modelos não saem com a sigla OPC e sim com a sigla VXR. E como citado no meu outro texto sobre os GSIs, falei que em a Opel e a Vauxhall foram vendidas para o Grupo PSA (Citroen e Peugeot) em 2017.
Bom o texto de hoje foi mais curto, por conta da OPC não ter lançado muitos modelos e também não ser tão conhecida por aqui no Brasil. Espero que vocês tenham gostado do texto, não esqueçam de compartilhar com seus conhecidos e comentar sobre o Hot Lap!, também estamos no Youtube, iniciando um canal e temos uma conta no Instagram
É isso ai galera, tenham todos uma ótima semana e se cuidem, até a próxima!
Canal Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC25jsveuKrbIbuPqIeVSECg
Instagram: https://www.instagram.com/canalhotlap/?hl=pt-br