Uma onda de furtos no bairro Pio X, em Caxias do Sul, vêm deixando os moradores preocupados. Isto porque, nos últimos meses, já foram registrados vários delitos, incluindo furtos de cadeados, de hidrômetros, de fiação, arrombamento a estabelecimento comercial, entre outros.
A situação preocupa tando os moradores que os proprietários dos estabelecimentos, os quais possuem câmeras de monitoramento, precisam instalar uma proteção em volta do aparelho para não ser furtado. Até mesmo as lâmpadas precisam ser protegidas com grades e, para piorar, as lojas precisam atender com as portas fechadas.
De acordo com o presidente do bairro Pio X, Luciano Menegali, no final do ano passado foi realizado uma manifestação por partes dos moradores, chamando a atenção do poder público, tal ação foi tão bem sucedida que a criminalidade da região diminui bastante, sendo que também houve um respaldo da Brigada Militar, porém, nos últimos meses os delitos voltaram a ocorrer.
“O bairro do Pio X fica bem no centro de passagens de algumas pessoas que vêm da Zona do Cemitério ao 1º de Maio então é tipo uma [Faixa de Gaza]. Estamos de novo enfrentando essa dificuldade e os moradores ficam apreensivos, pois não sabem o que vai acontecer durante a madrugada com seus estabelecimentos”, disse Menegali.
Luciano explica que conversou com o Tenente Couto, responsável de tratar juntamente com os presidentes de bairros sobre a situação dos delitos, onde Couto explicou que ira definir um cronograma, junto com as autoridades de segurança, para tentar amenizar a situação.
Outro ponto que o presidente trouxe foi chamar a atenção da Secretaria de Segurança.
“Eu sei que isso não é só especificamente do bairro Pio X, mas eu percebo que o nosso bairro é o mais visado de todos. Minha preocupação como presidente é trazer uma melhoria, uma segurança, uma boa iluminação para que principalmente as autoridades, principalmente do secretário de segurança na questão da Guarda Municipal, pois hoje eles têm um poder de polícia também, então acho que deve haver uma comunicação da parte dessas autoridades para que a GM também possa entrar nesse contingente e poder ajudar a população” finalizou o presidente.
Leia também: Brigada Militar de Garibaldi recebe reforço após crimes violentos chocarem comunidade