Comportamento

OMS declara varíola dos macacos como emergência internacional

varíola dos macacos
(Foto: EBC/Reprodução)

Neste sábado (23), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a varíola dos macacos se configura agora como um caso de emergência de saúde pública e de interesse internacional. Já são mais de 16 mil casos da doença espalhados por cerca de 75 país.

Dessa forma, a decisão foi tomada e anunciada pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, em coletiva de imprensa. Ele destacou que o vírus vem se espalhando de forma rápida pelos países, o que causa um risco internacional.

“Temos um surto que se espalhou rápido pelo mundo, através de novas formas de transmissão, sobre as quais entendemos muito pouco, e que se encaixa nos critérios do Regulamento Sanitário Internacional. Por essas razões, decidi que a epidemia de varíola dos macacos representa uma emergência de saúde pública de preocupação internacional”, disse.

Mesmo assim, a decisão não foi um consenso entre os membros do Comitê de Emergência da entidade. Todavia, o diretor-geral falou sobre uma possível interferência que a varíola dos macacos pode causar em viagens entre países, semelhante como ocorreu com a Covid-19. Mas, no momento, a OMS ainda considera baixo esse risco.

Varíola dos Macacos

A varíola dos macacos é uma doença transmitida pelo contato com alguém que esteja infectado e com lesões de pele. Esse contato pode ser meio de abraço, beijo, relações sexuais ou secreções respiratórias. A transmissão também ocorre por contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies que foram utilizadas pelo infectado.

Referência: Agência Brasil