O mercado de uma cidade do norte da Síria foi abalado por uma explosão de carro-bomba neste domingo (31), resultando na morte de pelo menos oito pessoas, conforme relatado pelo Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH). A explosão, que ocorreu em Azaz, na província de Aleppo, deixou outras 23 pessoas feridas e causou danos significativos, iniciando um incêndio, de acordo com a organização baseada no Reino Unido, que possui uma vasta rede de fontes no local.
A guerra civil síria, desencadeada em 2011 após a repressão do governo a protestos pacíficos, tem evoluído para um conflito multifacetado, envolvendo exércitos estrangeiros e grupos extremistas. Este conflito já ceifou a vida de mais de 507.000 pessoas, resultando no deslocamento de milhões e devastando a economia e a infraestrutura do país.
A Turquia tem lançado diversas ofensivas militares na Síria, principalmente contra milícias curdas que Ancara associa ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que está em guerra contra o Estado turco. As tropas turcas e seus aliados sírios controlam várias áreas ao longo da fronteira.