Na manhã desta quarta-feira (21), a Polícia Civil deflagrou a Operação Pater Potestas, prendendo 8 pessoas e apreendendo um revólver cal.38 e drogas, em Sapiranga. Dos presos, 5 já estavam recolhidos ao sistema prisional. Outros três foram presos preventivamente e um deles também em flagrante por tráfico de drogas. A ação de hoje cumpre 34 mandados de busca e apreensão, inclusive em casas prisionais gaúchas. Há, ainda, 15 mandados de prisão preventiva. A ofensiva mobilizada 150 agentes policiais e 52 viaturas.
Investigação por meio da apreensão de telefones celulares
A investigação, que teve início em maio deste ano, por meio da apreensão de telefones celulares de suspeitos de serem matadores da facção identificou uma rede de comunicação, através de grupos de conversa em redes sociais, entre lideranças do tráfico de drogas. Muitos desses criminosos já estão presos, mas ordenavam para que outros membros da quadrilha executassem os crimes – em uma espécie de “tribunal do crime”.
Os crimes investigados foram de quatro tentativas de homicídio (qualificadas pela tortura), associação para o tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.