
Começou na última quarta-feira (19) e segue até a próxima quinta-feira (27) uma residência artística no Cetro Cultural Didarte, localizado no centro de Garibaldi. Tratam-se de dois cursos na arte da palhaçaria ministrados pela grande mestra, palhaça, atriz, diretora Karla Concá do Rio de Janeiro, que é uma figura importantíssima no contexto da atuação das mulheres palhaças no Brasil.
Karla integra o grupo “As Marias da Graça” que foi criado em 1991 somente por mulheres, quebrando o estereótipo de uma arte que, até então, era desenvolvida em sua grande maioria por homens. Em 2003, o grupo se institucionalizou e fundou As Marias da Graça Associação de Mulheres Palhaças que tem como missão valorizar a arte da mulher palhaça dentro da visão do feminino. A partir de então, foram desenvolvidas diversas ações em prol da missão do grupo: trabalhar o riso através da arte da/o palhaça/o para expressar o cotidiano feminino.
Entre as ações, as oficinas começaram a ganhar destaque e a arte da palhaçaria também caiu, literalmente, na graça das mulheres. Pela segunda vez ministrando aulas na Serra Gaúcha, Karla explica que a técnica trabalha o riso através da arte do palhaço para expressar o cotidiano, tendo como lema “sua graça está na sua desgraça”.
“A palhaçaria primeiramente é uma técnica. Você vai aprender a trabalhar o seu humor. Digo que a palhaçaria é libertadora pois lhe conecta com aquilo que você era. A sua palhaça ou palhaço está em um lugar genuíno. Busque no álbum de família a foto que você mais gosta, tirada em algum momento especial da infância e observe os seus olhos, sorriso e sua pose. A palhaça estará lá. A partir de então, o processo segue com a identificação de algo que se caracterize como o seu ridículo e a capacidade de rir de si mesma, de se aceitar e amar-se como se é”, explica Karla.
Em Garibaldi, são nove artistas, sendo oito mulheres e um homem, vindos de várias cidades gaúchas e até fora do Estado, vivenciando e aprendendo mais da arte. Conforme a atriz Diane Schizzi, proprietária do espaço que está recebendo o projeto, todo o grupo está vacinado contra a Covid-19 e passou por testagem antes de iniciar a residência.
A finalização de uma das oficinas será neste domingo (23) com espetáculo Cabaré, tendo a apresentação de vários números elaborados dentro da residência. O evento inicia a partir das 19h30, no Didarte e é aberto ao público. Ingressos no valor de R$ 10,00.
Já na próxima semana, nos dias 25, 26 e 27 acontece o curso Onde eu Botei o meu Nariz, sendo indicado para qualquer pessoa a partir dos 16 anos que queira experimentar essa arte da graça. Mais informações através do WhatsApp, (54) 9 9900 2508.