Com ensinamentos que vão de inteligência emocional a técnicas de luta, cursos de defesa pessoal para mulheres se expandem pelo país em um momento no qual violência de gênero e segurança pública são temas em voga.
Dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos indicam que este ano já foram registradas 4.486 denúncias de violações de direitos humanos contra crianças e adolescentes ligados a situações de violência sexual. Um levantamento feito em 2021 mostrou que dos 18.681 registros, em cerca de 60% dos casos, a vítima tinha entre 10 e 17 anos e em aproximadamente de 74%, a violação era contra meninas.
Em Garibaldi, a partir desta segunda-feira (6), inicia uma oficina gratuita de defesa pessoal para meninas dos 13 aos 17 anos, que acontecerá na Smalti fight in Family. Conforme a instrutora de Muay Tay e personal fight, Eliziane de Barros Smalti, que é uma das idealizadoras do projeto, a iniciativa começou a ser desenvolvida no início de 2021 justamente com o objetivo de auxiliar na proteção e prevenir casos de violência contra estas jovens.
“Tenho duas filhas e sou uma mulher no mundo da luta. Então, sempre quis passar essa oportunidade de aprender a se defender para as outras mulheres também. Neste projeto trabalhamos com as meninas as técnicas de defesa para que elas possam se proteger em diversas situações. Utilizamos técnicas de diversas lutas, de acordo com cada situação. Desde Muay Thai a Jiu Jitsu. Infelizmente, toda mulher já sofreu algum tipo de importuno, sem dizer as que passam por abusos e agressões. Durante nossos encontros também contamos com o apoio de uma psicóloga, que fala sobre os tipos de abusos e assuntos relacionados ao bem-estar e segurança. Elas aprendem a se defender fisicamente, além de desenvolverem autoconfiança e autoestima”, reforça.
As aulas acontecem duas vezes por semana, nas segundas e quartas-feiras, a partir das 16h, durante três meses, na sede da Smalti fight in Family, localizada na Avenida Rio Branco, nº 578, no centro de Garibaldi. Ainda há vagas disponíveis. Interessados devem entrar em contato pelo fone/WhatsApp (54) 9 9165 0278. Mais informações no perfil do Instagram, @smaltifightinfamily.