Bombeiros

Ocorre nesta sexta-feira a inauguração do Quartel do Corpo de Bombeiros na Zona Norte, em Caxias do Sul

12 novas viaturas e caminhão com autoescada também vão ser entregues

Ocorre nesta sexta-feira a inauguração do Quartel do Corpo de Bombeiros na Zona Norte, em Caxias do Sul
Foto: Divulgação


Ocorre nesta sexta-feira, dia 24 de fevereiro, a inauguração das instalações da nova sede do Quartel de Bombeiros da Zona Norte, localizada na rua Vitório Fabris, nº 271, no bairro Pioneiro, em Caxias do Sul. O ato acontecerá às 18h com a presença do governador Eduardo Leite.  O prédio foi locado e reformado, pois o antigo espaço, que está desativado desde março de 2016. O novo quartel tem uma posição estratégica, próxima à rodovia RS-453, e beneficia uma população de cerca de 100 mil pessoas.

Novas viaturas

Conforme o comandante do 5º Batalhão de Bombeiros, tenente-coronel Julimar Fortes, além da entrega oficial da nova sede, 12 novas viaturas e caminhão com autoescada mecânica da marca Magirus vão ser apresentados oficialmente para a comunidade. De acordo com o presidente do Legislativo caxiense, Zé Dambrós (PSB), que coordenou a Frente Parlamentar em Defesa da Reforma e Reabertura do Quartel de Bombeiros da Zona Norte do Legislativo, a solicitação de um novo local era um sonho para todos os moradores dos bairros da região norte da cidade.

O parlamentar salienta que visitas cobrando uma solução para o caso foram realizadas a diversas autoridades, inclusive aos integrantes do governo do Estado do Rio Grande do Sul, entre eles, o ex-governador Ranolfo Vieira Junior, em setembro de 2022. O presidente do Legislativo recordou que naquele período, Ranolfo não mediu esforços e anunciou que o Estado iria fazer a sua parte tentando entregar o novo local para o quartel com o máximo de agilidade, apontando a possibilidade de assinar um contrato de locação de um novo prédio para a implantação do Corpo de Bombeiros pois a antiga estrutura necessitava de uma ampla reforma que custaria muito caro para o Estado e não seria viável a implantação do Quartel.

Antiga sede foi vandalizada

Destruída nos últimos anos por vândalos e habitada por usuários de drogas e mendigos, a antiga sede do Quartel, no bairro Pôr do Sol, teve sua inauguração em junho de 2011. Entretanto, a unidade foi desativada em março de 2016 pelo comando do Corpo de Bombeiros Militar por falta de efetivo.