Trânsito

Obras no acesso ao bairro Santa Fé, pela Rota do Sol, estão concluídas

Rótula leva mais segurança e mobilidade para a Zona Norte da cidade. Foto: Divulgação
Rótula leva mais segurança e mobilidade para a Zona Norte da cidade. Foto: Divulgação


Rótula leva mais segurança e mobilidade para a Zona Norte da cidade. Foto: Divulgação

Uma das obras de trânsito mais esperadas pela comunidade se tornou realidade nesta semana. Foram concluídas as intervenções de mobilidade nos quilômetros 141 e 142 da RSC-453 (perímetro urbano da Rota do Sol) na nova rótula de acesso ao bairro Santa Fé, em Caxias do Sul. Com o término das obras, o trânsito flui normalmente e contribui com o deslocamento dos moradores da Zona Norte e por quem passa pela região, uma das principais rotas de entrada e saída da cidade.

A finalização ocorre exatos 12 meses após o início dos trabalhos, que foram contratados pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) e executados pela Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca).

A nova rotatória reorganizou o tráfego de veículos na rodovia e conta agora com novos locais de acesso e de retornos, aumentando a segurança e a circulação do trânsito no local. Os veículos que trafegam no sentido Caxias do Sul/Litoral contam com dois pontos de retorno: um quase em frente à Codeca e outro poucos metros à frente, próximo à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Smosp).

Os locais dispõem de faixas exclusivas para conversão, segregadas com tachões, que separam a circulação com os demais veículos que seguem pela rodovia. Há placas em pórticos e nas laterais informando sobre os pontos de acesso.

Ainda no sentido Caxias/Litoral, a conversão para acessar o bairro Santa Fé será feita no segundo acesso. Os veículos devem se posicionar à esquerda, parar e aguardar o tráfego de veículos cessar no sentido contrário antes de cruzar a rodovia para seguir em direção ao bairro.

Anteriormente, era necessário esperar a movimentação de veículos diminuir nos dois sentidos antes de ir de um ponto ao outro, um fator determinante para o registro de acidentes no local. Quem precisar retornar em direção a Farroupilha, por exemplo, utilizará a mesma faixa exclusiva no canteiro central, mas terá um outro espaço para contornar o anel viário e se posicionar no outro sentido da rodovia.

No sentido contrário, Litoral/Caxias, quem precisar acessar a entrada do Santa Fé está orientado a utilizar a faixa lateral, próximo a um posto de combustíveis. Para aqueles que se deslocam em direção a Farroupilha o fluxo seguirá normalmente na rodovia. O retorno para o Litoral será feito poucos metros à frente, com a Codeca como referência, também contornando o canteiro central. Os motoristas deverão parar, aguardar o fluxo diminuir e se posicionar na rodovia.

Serviços

Além dos retornos centrais, a mudança facilita o deslocamento de quem precisa utilizar os serviços municipais instalados na região. É o caso da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA 24H), a Smosp, Codeca e a Escola Dolaimes Stédile Angeli – CAIC. No sentido Caxias/Litoral, há uma pista lateral, separada por um canteiro, especialmente para acesso ao bairro Centenário pela rua João Gregório Paniz. A SMTTM reforça que este é o único ponto de acesso para os serviços municipais, conversão que não pode ser realizada à frente. Este é o mesmo local de entrada para quem vem no sentido Litoral/Caxias.

Nesta sexta-feira (26/04), as equipes ainda concluem o plantio de gramas nos canteiros e fixação de todas as placas de sinalização de trânsito que compõem o projeto. Ainda será necessária a remoção de dois postes de energia elétrica, instalados na entrada do Santa Fé. A retirada dos equipamentos é de responsabilidade de uma empresa terceirizada, que deverá alinhar com a concessionária de energia elétrica o período para que os postes sejam retirados.

O titular da SMTTM, Cristiano de Abreu Soares, afirma que a obra está sendo entregue para a comunidade sem que houvesse o registro de acidentes ou de transtornos na interrupção do trânsito na rodovia e nos acessos aos bairros e aos serviços públicos. Ele lembra ainda que, quando assumiu a gestão da SMTTM, encontrou um projeto parado, necessitando de ajustes e sem que houvesse um canal de diálogo entre a prefeitura e o governo estadual.

“Tratamos essa demanda com muita prioridade porque sabíamos que a comunidade não podia mais esperar após tantos acidentes registrados no local. Assumimos um compromisso de desatar os nós desse projeto e, com base no diálogo e na persistência, conseguimos viabilizar o início e a implantação desse importante investimento para a nossa gente”, afirmou Soares.

“A entrega dessa tão sonhada obra materializa mais um compromisso assumido com responsabilidade pela atual administração e hoje cumprido, dentro do prazo e com excelência. Temos a sensibilidade e o cuidado de identificar e solucionar problemas, atendendo aos pedidos feitos pela própria comunidade. É uma rotatória grande, moderna e que beneficiará o fluxo de veículos da cidade, principalmente da Zona Norte”, pontou o prefeito Daniel Guerra.

A obra teve investimento de R$ 3.321.576,09 e foi contratada por meio de financiamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Médias Cidades, do governo federal.