As chuvas fortes que caíram ainda no decorrer da última semana causaram diversos bloqueios de rodovias pelo Estado. Na BR-116 entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, uma queda de barreira acabou interrompendo totalmente o trânsito. Agora, avaliação técnica do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), destaca que o trecho precisa de uma obra emergencial para recuperação da via, além da instalação dos materiais de segurança.
Conforme o DNIT, a equipe técnica realiza, ao longo desta semana, o levantamento dos trabalhos a serem executados no km 181 da BR-116, em Nova Petrópolis. O trecho seguirá totalmente bloqueado por haver risco de novos deslizamentos. Mesmo com as condições climáticas favoráveis, o solo continua instável e saturado de umidade, o que exige monitoramento e cautela com os serviços a serem efetuados na rodovia. Além disso, a limpeza já foi totalmente concluída.
O principal ponto avaliado é sobre o leito da pista, onde os deslizamentos acabaram soterrando a via, inclusive, parte da mureta de proteção foi arrastada com a queda da barreira. Para maior segurança, deve ser construída uma nova contenção nas laterais da via.
Sem previsão de liberação
Os técnicos ainda destacam que, como continuam sendo levantados os principais problemas e os procedimentos necessários para as obras, ainda não há um prazo para liberação da via, nem mesmo liberação parcial. O trecho ainda segue com riscos de novos deslizamentos, devido ao acúmulo de água nas encostas.
Rotas alternativas:
– Caxias do Sul para Porto Alegre: Acessar a ERS-452 (Vila Cristina) até a ERS-122;
– Nova Petrópolis e Caxias do Sul: utilizar a ERS-235 (Canela) até a ERS-453 (Rota do Sol).