Em setembro de 2021, a gestão municipal de Bento Gonçalves iniciou obras na região de acesso ao bairro Santa Rita, na BR-470. O famoso trevo que leva o nome da localidade é um desejo da comunidade e empresários locais há anos, porém, tão logo os trabalhos iniciaram, as máquinas já não mais são vistas funcionando na localidade. Por conta disso, ouvintes das rádios do Grupo RSCOM procuraram a equipe de reportagem para questionar se as obras haviam sido abandonadas ou paralisadas.
O projeto contará com o alargamento da pista nos dois lados, para quem transita no sentido da BR-470 para o perímetro urbano e quem sai da cidade pelo bairro buscando a rodovia federal. Estas melhorias exigem a movimentação de partes de terra e posterior limpeza, trabalho esse que visivelmente teve início no local. Conforme a prefeitura, quando prontas, as obras possibilitarão que os motoristas tenham mais visibilidade do trânsito. Todo o projeto para realização da mudança foi aprovado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e Policia Rodoviária Federal.
O fato é que os trabalhos iniciaram e, pouco tempo depois, desaceleraram e conforme relatos, a obra aparenta estar completamente paralisada. A equipe de reportagem deslocou-se até o local, e lá confirmou que não há maquinário ou pessoal da prefeitura ou empresa privada realizando qualquer tipo de serviço para avanço do projeto. Diante destes fatos, a gestão municipal foi questionada sobre a situação.
Conforme Melissa Bertoletti Gauer, Diretora do Instituto de Planejamento Urbano (IPURB), a obra do Trevo do Santa Rita não está paralisada. A Secretaria de Obras fez os serviços iniciais e agora o trabalho de obra civil foi licitado e agora aguarda homologação para início dos trabalhos.
“Com relação à obra do trevo Santa Rita da BR 470, a obra não foi paralisada. O que acontece é que a Secretaria de Obras fez os serviços iniciais e a limpeza do terreno. A parte de obra civil mesmo foi licitada. Então o processo de licitação está em análise de planilhas, ainda não foi homologado, mas já tem empresa que participou do processo licitatório.” Destacou.
A licitação que Melissa se refere é a 001/2022, publicada no Diário Oficial de Bento Gonçalves ainda em janeiro. No documento, o município procura a contratação de empresa, sob o regime de empreitada por preço global, para a execução de Intervenção na Rua Antônio Michelon (Via de acesso ao bairro Santa Rita) com a BR 470. A companhia deverá fazer a “aplicação de concreto betuminoso usinado à quente”. A previsão orçamentária do projeto é de R$ 455.029,55.