Caxias do Sul

Obras deixam tráfego em meia pista na Av. São Leopoldo, Zona Sul de Caxias

Trecho em obras da Av. São Leopoldo (foto: leonardo portella/dibulgação/SMTTM)
Trecho em obras da Av. São Leopoldo (foto: leonardo portella/dibulgação/SMTTM)

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMTTM) de Caxias do Sul informa que o tráfego de veículos na Av. São Leopoldo, funcionará em meia pista a partir desta quarta-feira (5). A alteração na circulação do trânsito ocorre no sentido Centro/bairro, onde os veículos estão orientados a percorrer ruas laterais do bairro São Leopoldo para ir em direção à Zona Sul da cidade.

O desvio vale entre 8h e 17h e inicia na rua Santo Torelli, trafegando pelas ruas Carlos Mauri, Francisco Fossati, Pedro Raimonti, Teodoro Francisco Rosa, acessando à esquerda na rua Fernando Francisco Keller e voltando à São Leopoldo, quase na rótula com a avenida Bruno Segalla. Fora desses horários o trânsito circulará normalmente nos dois sentidos da via. Não há previsão para encerramento do bloqueio.

Os locais também serão utilizados pelos ônibus do transporte coletivo urbano e há pontos de parada no trecho. A mudança impactará os usuários das linhas L12 – Aeroporto/Santos Dumont; L25 – Galópolis; L43 – Santa Corona/Conquista; L51 – Vila Lobos/Vergueiros; L94 – Vêneto, L73 – Coletora Leste e L74 – Coletora Oeste.

A alteração na circulação do trânsito é necessária para permitir o avanço das obras de mobilidade realizadas no local e garantir a segurança dos usuários, uma vez que há máquinas pesadas executando serviços na via. Atualmente, as equipes finalizam as etapas de instalação de redes de drenagem e de caixas coletoras.

Obra

As obras na Av. São Leopoldo são contratadas pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM). O trecho total reformulado será entre a Rua Sarmento Leite e a Av. Bruno Segalla (Perimetral Sul), nos dois sentidos da via. Será pavimentado 1,3 quilômetro de extensão.

O local passará por melhorias para corrigir problemas prejudiciais à circulação e à mobilidade do trânsito. O planejamento da intervenção prevê que nos locais que apresentam asfalto fissurado (com rachaduras) seja realizada a fresagem para substituição da camada asfáltica. Onde não há rachaduras, será executado recapeamento asfáltico sobre a pavimentação existente.

A previsão de conclusão é de seis meses. No total, o investimento será de R$ 1.697.478,90 com financiamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do governo federal.