As obras de despoluição do Lago Fasolo, no bairro Progresso em Bento Gonçalves, continuam em andamento, com a empresa Bripaza responsável pela execução. Até o momento, foram concluídas a construção da rede coletora, do emissário e da sala de operação. O valor total investido no projeto será de R$ 1.676.237,89.
Nesta terça-feira (11), começou a montagem da elevatória, a construção da estação de tratamento de esgoto e a instalação da parte elétrica. Para viabilizar a obra, foi necessária a construção de uma estrada com 4 metros de largura e aproximadamente 300 metros de extensão, que recebeu o devido licenciamento ambiental.
A estação de tratamento contará com quatro reservatórios de 20 mil litros cada, destinados a atender as áreas leste e sul do lago. Com a conclusão da obra, 104 casas terão acesso à rede de esgoto, beneficiando cerca de 300 pessoas. De acordo com a Prefeitura de Bento Gonçalves, a previsão é de que a obra seja concluída ainda no primeiro semestre deste ano, seguida pela etapa de ligação das redes de esgoto nas residências.