Durante evento realizado no Parque Mário Bernardino Ramos, antecedendo o show comemorativo do centenário de Honeyde Bertussi na noite desta quarta-feira (13/03), a obra musical dos Irmãos Bertussi foi reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do Município de Caxias do Sul. Os certificados foram entregues aos familiares, Paulo Bertussi, filho de Honeyde Bertussi, e Gilney Bertussi, filho de Adelar Bertussi.
Originários de São Jorge da Mulada, distrito de Caxias do Sul, Adelar e Honeyde Bertussi transcendem fronteiras e influenciam gerações de músicos, deixando um legado marcante na história da música. Reverenciados como ícones da música tradicionalista gaúcha, os irmãos Bertussi foram pioneiros na promoção e divulgação da cultura musical regionalista gaúcha.
Com uma carreira que se iniciou na década de 1950, os irmãos Bertussi conquistaram o público com suas composições únicas e interpretações que celebram a vida campestre, as tradições e o amor pela terra e pelas raízes do povo gaúcho.
Durante o evento, os filhos de Honeyde e Adelar, Paulo e Gilney, expressaram sua gratidão pela homenagem prestada à família Bertussi. Gilney, emocionado, agradeceu a todos, afirmando que a família se sentia honrada com o reconhecimento.
O Show Histórico “Centenário Honeyde Bertussi” contou com a participação de renomados artistas da música tradicionalista gaúcha, como Gildinho, Edson Dutra, Renato Borghetti, César Oliveira e Rogério Melo, Fernando Montenegro, Porquinha, Chiquito, Marines Siqueira, Paulo e Gilney Bertussi, entre outros. Além disso, houve apresentações do Quarteto de Jazz, da Orquestra Municipal de Sopros, com participação do acordeonista Rafael De Boni, e do Grupo de Danças Folclóricas Os Gaudérios. O evento marcou o encerramento das celebrações do centenário de Honeyde Bertussi.
Confira alguns registros da noite de quarta-feira:
Ver essa foto no Instagram