Comportamento

OAB vai à escola: bullying e Maria da Penha foram abordados na última edição do projeto no ano

O projeto consiste em palestras onde é trazido um pouco de conteúdo jurídico, noções, direitos, deveres, cidadania e leis que regem o convívio.

OAB vai à escola: bullying e Maria da Penha foram abordados na última edição do projeto no ano

O OAB vai à escola é um projeto desenvolvido na cidade de Bento Gonçalves, mas que também ocorre a nível estadual. Ele consiste em palestras onde é trazido um pouco de conteúdo jurídico, noções, direitos, deveres, cidadania e leis que regem o convívio.

Na última sexta-feira (18), o projeto foi realizado no Colégio Sagrado Coração de Jesus e Gabriela Alves dos Reis, Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB subseção Bento Gonçalves frisou a importância destes jovens receberem estas informações, que não fazem parte do currículo escolar.

”A gente entende que é muito importante trazer isso para os adolescentes. Por isso a gente sempre foca nessa faixa etária, entendendo que eles estão em fase de crescimento, de formação e que eles são o futuro do nosso país. Então a gente busca trazer esse conhecimento para eles, que muitas vezes eles não têm dentro da própria escola”, explicou.

Segundo Filipe de Almeida, Advogado integrante da Comissão do Jovem advogado da OAB, subseção Bento Gonçalves, diferentes assuntos são abordados dependendo de qual instituição está sendo visitada. ”Normalmente, cada colégio tem um tema que se sobrepõe. Em alguns colégios, a questão do bullying, em outros, a questão de drogas se sobrepõe. Os alunos sempre têm curiosidade, eles sempre perguntam. Claro, tem aqueles mais tímidos que ficam naquela vontade de perguntar e não perguntam. E tem aqueles que perguntam, que são incisivos, que trazem casos e a gente toma muito cuidado para não pessoalizar esses casos, porque é uma questão muito delicada”, completou.

Nesta edição, foram abordados assuntos relacionados à Constituição e o  Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). ”Também foi abordada a questão do bullying, então isso é muito importante dentro da nossa sociedade que esse fato deixe de acontecer e que as escolas então saibam como trabalhar com isso, como os educandos também. Que eles vejam que essa atitude não é boa, não é positiva para a vida deles. Então os colegas, os advogados, trouxeram essa temática e é muito importante”, destacou Tânia Tasca, professora de Matemática.

Ainda segundo ela, outro assunto muito importante abordado foi a Lei Maria da Penha, abordando a violência doméstica, trazendo e chamando a atenção das meninas e também dos meninos, ”importante falar como eles devem se portar nas futuras relações deles para fazerem denúncias, para conhecerem então seus direitos e também deveres dentro da sociedade” completou.