A OAB Subseção Bento Gonçalves não limitou as comemorações do dia do advogado à culminância da data, 11 de agosto. Focada nos temas atuais voltados para a comunidade e seus associados, o que seria a semana do profissional do direito no mês do advogado.
Além de palestras em escolas, simpósios e inaugurações a programação culmina, no final do mês com a entrega das carteiras profissionais aos novos advogados.
Nesta segunda-feira, 12, 17h. será entregue uma sala de serviço, equipada com computadores e estrutura para que advogados de outras Comarcas ou de Bento Gonçalves usem na consulta de processos ou confecções de petições, sem se afastar da estrutura Judiciária.
Conforme o presidente da OAB Bento Gonçalves Cléber Dalla Coletta, a cidade poderá ganhar um novo curso de Direito, através da Faculdade Cenecista. Tratativas com o Ministério da Educação e Cultura (Mec) ocorrem nos próximos meses.
Bento Gonçalves possui 850 advogados mas, em atuação são 740 profissionais. O presidente refuta a ideia que o mercado esteja saturado, ao mesmo tempo que reconhece as dificuldades enfrentadas por quem está iniciando a carreira.
“A advocacia, diferente da medicina, não se faz residência, então ele acaba atuando em todas áreas sem especificação”, pondera.
Questões éticas disciplinares são as principais preocupações da classe, diante de normas, nem sempre com conceitos bem definidos, deixando margem para interpretações dúbias. Outra dificuldade, é com os clientes e com a morosidade da justiça, mesmo com implementação do processo eletrônico que esbarra na falta de servidores suficientes para tornar mais célere os atos processuais.
Acompanhe a entrevista completa com o Presidente da OAB Subseção Bento Gonçalves