Bento Gonçalves

OAB de Bento Gonçalves alerta para golpistas que se fazem passar por advogados

OAB
Foto: Divulgação

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Bento Gonçalves, emitiu na última quinta-feira (04) uma nota para que a população fique alerta em relação a golpes de falsos advogados. Nos crimes, estas pessoas afirmam que decisões judiciais aconteceram e o cliente teria valores para receber, mas, para isso, devem antes transferir dinheiro.

Os casos foram descobertos após um advogado de Bento Gonçalves ter seu nome utilizado pelos criminosos. Diversos clientes deste profissional receberam contatos através de aplicativos de mensagens. Nas conversas, a pessoa era informada que teria mais de R$100 mil para receber da justiça. Inclusive, documentos do Tribunal de Justiça são falsificados com assinatura de um desembargador para gerar credibilidade. Todavia, tudo não passa de golpe.

Ao Portal Leouve, Rodrigo Terra, presidente da subseção da OAB em Bento Gonçalves, informou como os criminosos têm agido para tentar enganar os clientes. Alguns casos foram consumados e as pessoas acabaram acreditando nos bandidos.

Eles [criminosos] entram em contato pelo WhatsApp com a pessoa informando que ela teria benefícios financeiros mas teria de repassar uma quantia em dinheiro. Manda uma suposta decisão judicial e encaminha o número de PIX para o depósito e utilizando o nome de um procurador. Então, aqui em Bento nós tivemos, pelo menos, 10 pessoas que foram lesadas em Bento e região. Inúmeras pessoas receberam o contato desses golpistas e entraram em contato com um advogado diretamente e descobriram que era um golpe.” Revelou.

OAB recomenda que clientes procurem seus advogados e a subseção antes de enviarem valores

Ainda de acordo com Terra, a Ordem dos Advogados recomenda que as pessoas não façam depósitos sem antes entrarem em contato com seus advogados. Caso não consigam falar rapidamente, os clientes podem acionar a OAB para saber se a situação é um golpe ou não. Quem desejar pode ir até a sede da entidade na Avenida Presidente Costa e Silva.

Não deixe de entrar em contato com o advogado. Também estamos disponibilizando a subseção. Entre em contato caso não consiga um contato com o seu advogado instantaneamente. Mas não efetue depósitos sem antes confirmarem a informação com o procurador de vocês. Também solicitamos que seja feito o respectivo boletim de ocorrência sobre e informando o número que entrou em contato e toda a situação apresentada.” frisou.