A OAB Bento Gonçalves realizou, no último dia 11 de maio, o painel “Os Direitos Humanos nas Relações de Trabalho”, na subseção da ordem na cidade. Participaram do evento o Gerente Regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Vanius Corte, a Juíza do Trabalho, Daniela Floss, e o presidente do Movimento Negro Raízes, Marcus Dutra Ribeiro.
Em sua fala, Daniela Floss fez abordagem cronológica dos direitos humanos, pontuando autores que abordam a temática. Por sua vez, Vanius Corte destacou a questão legislativa sobre o tema. Ele abordou a fiscalização do trabalho no âmbito social e humano, além do envolvimento sindical sobre o assunto.
Representante de Bento Gonçalves, e da população de matriz africana na cidade, Ribeiro destacou a relevância de poder abordar, dentro da OAB, o recorte racial dentro da discussão trabalhista. “As coisas estão claríssimas. Normalmente a pessoa mora na periferia e tem que escolher se trabalha ou estuda para conseguir comer. E aí os engenheiros, arquitetos, advogados negros são sempre poucos. O que ascende, infelizmente, é exceção.”, disse no discurso.