Opinião

O Vinho em Festa!

O Vinho em Festa!

De 18 de maio a 03 de junho de 2018 acontecem inúmeras atividades alusivas ao Dia do Vinho. Esta comemoração não acontece apenas na Serra Gaúcha mas também em outras partes do Rio Grande do Sul, como nas regiões Centro e Campanha, e também em outras localidades do país como São Paulo e o Vale do São Francisco. A inciativa tem como motivação principal o fortalecimento do vinho brasileiro.

Para o Turismo estas comemorações são de grande valia pois enaltecem e fomentam o desenvolvimento de um tipo de Turismo muito característico para a Serra Gaúcha, mas que também toma força em outras regiões do Brasil, o Enoturismo.

Consolidam-se como Enoturismo atividades que o turista exerce tendo como base o vinho mas não resumindo-se às degustações habituais das vinícolas. Nesta modalidade o vinho é um start para que diversas experiências sejam vivenciadas.

Com isso, pode-se destacar a relação do vinho com os sentidos que diversifica e engrandece as experiências do enoturista.

Visão: entender sobre a coloração do vinho, sobre o perlage do espumante, sobre as “lágrimas” que escorrem pela taça são fundamentais, mas porque não vislumbrar, também, um pouco mais das paisagens vitivinícolas? Parreirais em seus diversos estágios, morros, vales, plátanos…

Olfato: perceber os aromas do vinho é magnífico! Melhor ainda quando é possível compará-los na prática com o que os remete, como por exemplo: flores, alimentos e especiarias. Ou quem sabe sentir estes aromas em uma suite de hotel, com certeza a experiência seria marcante.

Tato: aqui a pisa na uva não pode deixar de ser mencionada. Momento em que o turista pode sentir, de fato, a uva se tornando líquido e conhecer um pouco mais deste método utilizado antigamente. Também destacam-se os tratamentos corporais com a presença da uva, como uma bela massagem depois de um dia de passeios turísticos.

Audição: um momento mágico nas visitas em vinícolas é quando se pode ouvir as histórias dos lugares. Principalmente quando contadas pelo proprietário com toda riqueza de detalhes que só ele possui. As melhores histórias geralmente não estão escritas, são as histórias orais, que estão guardadas na mente de quem as vivenciou e que podem se tornar um interessantíssimo atrativo.

Paladar: Enfim… chegou o momento tão esperado: degustar o vinho, sentir seus sabores lentamente até a hora de ingeri-lo. Que tal, unir esta última experiência às demais?

Degustar este vinho admirando uma bela paisagem vitivinícola, harmonizando com uma iguaria especial, ouvindo as histórias que deram origem a esta bebida e mais tarde descansar em um local bem confortável com seus aromas ainda presentes…

Isto é Enoturismo! É valorizar a cultura local! É inovar! É proporcionar experiências que serão marcantes para quem as vivência e com certeza para quem as dispõe!

Quer encontrar uma experiência deste tipo para poder aproveitar ainda no período de comemorações do Dia do Vinho? Acesse: http://www.diadovinho.com.br

Tim! Tim!