Opinião

O uso do Decanter

O uso do Decanter


No mundo do vinho existem muitos acessórios que ajudam a manter ou mostrar a qualidade do vinho já engarrafado. E por isso, algumas pessoas se deparam com o decanter, e ficam pensando “quando devo usar isso?” ou “é necessário?”. E já que surgem várias dúvidas, vamos esclarecer a função dele.

O decanter é um estilo de jarra, usado desde os tempos dos vinhos em tonéis que eram despejados em antigas jarras, para que os sedimentos e as impurezas ficassem na jarra e não passassem para a taça. Essa era uma das funções.

Mas na verdade, essa jarra de vidro tem duas funções: decantar ou aerar o vinho.

Decantação: é um processo de rápidos minutos, pois a intenção é “limpar” o liquido, já que a garrafa é antiga e o vinho por estar muito tempo engarrafado pode criar cristais e resíduos, já que é um microrganismo vivo em constante evolução. Sendo assim, você coloca o vinho no decanter e no mesmo minuto com cuidado serve as taças, assim apenas o liquido límpido vai para as taças e os cristais ficam na jarra.

Aeração: aqui já temos um processo que pode demorar minutos ou até horas, isso dependo do tipo de vinho que temos. Primeira situação: tenho em casa um vinho tinto encorpado, mas a safra é muito nova ainda, então, possivelmente se eu servir na taça este estará muito agressivo por ser jovem demais (o ideal é deixar mais alguns anos na garrafa). Portanto se deixarmos este vinho aerando por minutos 20, 30 ou 40 minutos ele vai abrir algumas notas agradáveis, acalmando o álcool e automaticamente a sua estrutura, e desta forma vai se tornar mais agradável, pois o contato com o oxigênio faz com que o vinho quebre algumas moléculas de aromas trazendo algo interessante no olfato, e também porque este contato com o ar micro oxigena o vinho fazendo-o evoluir (ou morrer, cuidado com o tipo de vinho que você vai aerar, alguns deles são muito leves e não aguentam tanto oxigênio).

A aeração serve tanto para vinhos jovens (safra nova) assim como para as safras mais antigas, mas lembre-se: não é todo vinho que deve passar pelo decanter. Alguns vinhos têm aromas tão delicados que podemos perder neste processo, aliás são poucos os vinhos que precisam do decanter. Assim como serve para vinhos tintos, serve para vinhos brancos (embora poucos são os vinhos brancos para aerar).

Algumas pessoas, quando não tem um decanter em casa, optam por aerar o vinho na própria garrafa, abrindo-a minutos antes de servir, porem a boca da garrafa é tão pequena, que acaba não fazendo o serviço, ou seja, esta pratica não tem um resultado esperado, então é muito aconselhável que você deixe o liquido aerando na própria taça, pois o contato com o ar é maior, e isso faz com que o vinho vá evoluindo lentamente. E claro, deguste com calma e observe que o vinho vai se modificar abrindo aromas aos poucos e melhorando com a evolução dos ponteiros do relógio.

Agora que você já sabe para que serve o decanter, não precisa mais se assustar ou pensar que é obrigatório o uso do decanter.

Tim Tim!!!