Caxias do Sul

“O povo será atendido aonde?”, diz UAB sobre fechamento do Postão 24h de Caxias

“O povo será atendido aonde?”, diz UAB sobre fechamento do Postão 24h de Caxias

O iminente fechamento do Postão 24 horas de Caxias do Sul às 23h59min desta terça-feira (16), gera preocupação aos beneficiários do Sistema Único de Saúde (SUS) e para a União das Associações de Bairros (UAB), que representa a comunidade.

O presidente do órgão, Valdir Walter, teme que as 400 pessoas que procuram atendimento diariamente no P.A. fiquem desassistidas. De acordo com ele, haverá uma forte movimentação para ainda tentar evitar que a unidade de saúde seja fechada. Conforme Walter, há a possibilidade de reforma mantendo a assistência à população.

“São 400 consultas por dia no Postão, e esse povo vai ser atendido aonde? Estamos com um movimento forte para que não feche o Postão porque a gente sabe a grande dificuldade das pessoas em acessar a saúde. Perdendo 400 consultas, vai ficar mais difícil ainda. A gente sabe que os hospitais caxienses não absorvem este público. Então fica muito difícil. Vamos lutar para que não feche o Postão. Ele tem que ser reformado com ele aberto, dando assistência à população. É isso que vamos fazer. Ou ele quer fechar para organizar, mas aí tem que abrir um local para que estas pessoas sejam atendidas. A UPA não comporta essa população, nem mesmo a comunidade da Zona Norte atende a demanda. Como vai ficar esse atendimento em Caxias do Sul?”, diz.

A promessa da prefeitura é reforçar o atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com o envio dos médicos do Postão para os bairros. Todavia, há um movimento da categoria que indica um número elevado de pedidos de exoneração. Para Walter, o problema não são as saídas dos profissionais. Mas, sim, a dificuldade para repor o quadro na reabertura da UPA Central Nível III.

“Nós conhecemos os médicos. Eles atuam há muitos anos no Postão. Esse pessoal vai se exonerar. O problema é conseguir médico depois para trazer pro SUS. Essas pessoas que saírem, ou abrem consultórios ou vão para outros municípios. A terceirização é outra coisa que vai ter que passar pelo Conselho Municipal de Saúde, e não deve ser aprovada”, completa.

Às 17h30min desta terça-feira (16), servidores e comunidade farão um protesto em frente ao Postão 24 horas contra o fechamento da unidade de saúde. O último plantão do P.A. encerra às 8h de quarta (17) e atenderá quem acessar o local até às 23h59min.