Caxias do Sul

"O Grande Espetáculo de Natal" de 2023 será ainda maior no Centro de Caxias do Sul

Com expectativa de receber cerca de 8 mil pessoas, organização abriu mais espaços para a comunidade acompanhar o evento, que ocorre nos dias 25 e 26 de novembro, em frente à Casa Magnabosco

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O cenário da Praça Dante Alighieri já é palco para diversos eventos especiais em Caxias do Sul, mas um dos mais aguardados pelos turistas e comunidade caxiense é o Grande Espetáculo de Natal. Uma idealização das Lojas Magnabosco, o evento natalino se tornou um dos maiores na região, levando a magia do Natal para o público gratuitamente, com encenações, muita música e claro, muita alegria para os presentes nas duas noites. A 7ª edição do Espetáculo ocorre nos dias 25 e 26 de novembro, a partir das 20h, em frente à Casa Magnabosco.

A ampliação de espaços para a comunidade foi realizado devido ao sucesso que o evento teve em suas últimas edições, chamando atenção não só de quem é de Caxias do Sul, mas de toda a região, tendo em vista que turistas também procuram Gramado para o Natal Luz nesta mesma época. A programação permanece com espetáculo circense do reconhecido Grupo Tholl, juntamente com o elenco local, que inclui bailarinos e artistas profissionais, como também artistas em formação pelo Projeto Impulso, de Akacio Camargo, que atende crianças em vulnerabilidade social no bairro Planalto. Ainda, terá a participação do Coro da Unimed, que nessa edição contará com 50 vozes e também com a participação especial da cantora Paola Delazzeri como solista.

Para o idealizador do evento, Pedro Horn Sehbe, o espetáculo nasceu com o propósito de deixar a cidade viva, bonita e claro, para despertar o verdeiro significado do natal, sendo uma atividade para toda a família. “Estamos com uma proposta diferente e nada melhor que o Natal e o simbolismo que ele traz para a gente realmente propor essa vida comunitária. Então é um palco de celebração da vida e eu acho que nada melhor do que celebrar a vida do que um momento de Natal super propício. E esse ano a gente pensou com ainda mais carinho no Natal, no roteiro, sempre buscando se superar e sempre buscando engrandecer o projeto, a fim de trazer mais pessoas e de envolver mais pessoas e mais empresas e mais estabelecimentos”.

A diretora-executiva e produtora cultural, Cali Troian, destaca que o roteiro deste ano já foi pensado momentos depois da última edição, tudo para que ocorra da melhor forma para todos. Além disso, Cali também salienta como foi realizada a curadoria para o evento desse ano, como foram projetados e pensados os números de apresentações. “Nós passamos a desenvolver esse roteiro, convidamos os grupos todos novamente. Estamos trabalhando com artistas locais, formando este elenco para podermos perpetuar e ampliar ainda mais o espetáculo no futuro. E pensando não somente no espetáculo, no palco, mas sim na experiência como um todo, proporcionando conforto às famílias, conforto para às pessoas para que elas venham que elas vivenciem esse espetáculo com leveza. Fizemos a primeira reunião em janeiro deste ano e de lá para cá não paramos de trabalhar pensando no grande espetáculo de Natal. Então nós estimamos um ano de trabalho, um ano de trabalho e seis meses de preparação intensa, entre concepção de roteiro e de ação até a parte de produção em si”.

Inspirado na cidade italiana de Verona, onde as celebrações natalinas são tradicionalmente realizadas na Piazza della Repubblica, com ocupação no local pelos moradores e turistas, fazem alusão à Praça Dante Alighieri. A encenação das duas noites deve remeter a uma lembrança, um sonho de um grande parreiral onde turistas viajarão nas belezas, aromas e sabores das uvas e seus derivados. Também durante o espetáculo, haverá muitas cores, como vermelho e verde, trazendo as festividades do Natal, e o prateado, surgindo nas estrelas que despencam dos céus para brilhar perante os olhos dos espectadores.

Essa edição de “O Grande Espetáculo de Natal” tem financiamento do Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul. Possui patrocínio Diamante das Lojas Magnabosco, Unimed Nordeste/RS, Hyva e Andreazza, com apoio do Instituto Elisabetha Randon.

Fotos: Alice Corrêa/Grupo RSCOM

(Foto: