Trânsito

'O estrago é muito grande' diz prefeito de Nova Roma do Sul após queda de barreira na ERS-448

Foto: Divulgação/CRBM
Foto: Divulgação/CRBM

O prefeito de Nova Roma do Sul, Douglas Pasuch, disse que o estrago no Km 36 da ERS-448, na ligação da cidade com Farroupilha é “muito grande”. Devido as chuvas da terça-feira (30), o asfalto cedeu e abriu uma cratera gigantesca no local, bloqueando totalmente as duas pistas. A única alternativa para o condutor que precisa sair da cidade é usar o trecho de ligação com Antônio Prado.

Ainda conforme Pasuch, nesta quarta-feira (01), uma equipe da prefeitura e do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), devem ir ao local, por volta de 9h30min, para realizar um levantamento inicial dos estragos e para realizar os primeiros encaminhamentos.

“Eu tenho noção do estrago, visualmente é muito grande, é impressionante. Amanhã estaremos no local para avaliar a situação”, disse.

Pasuch comentou que a cidade está com muitos acessos bloqueados e deverá passar por muitas dificuldades, já que devido ao nível do Rio das Antas e do Rio do Prata, as duas balças, que ligam a Nova Roma do Sul a Veranópolis e a Nova Pádua, também estão suspensas temporariamente.

Conforme o comandante da Polícia Rodoviária Estadual, tenente Marcelo Stassak, há uma via alternativa para quem sai de Nova Roma do Sul e que chega a Pinto Bandeira, porém, ela é de estrada de chão e não é aconselhável que o condutor utilize a estrada.

“Indicamos o uso da estrada que vai a Antonio Prado. A gente sabe que tem essa estrada secundária por Pinto Bandeira, mas ela é de estrada de chão e com essa chuva, não podemos indicar para que as pessoas utilizem a estrada, principalmente para quem não conhece. Nossa orientação, para uma condução segura, é o trecho de Antônio Prado”, disse.

Stassak também comentou que a ERS-448 já tinha passado por um trabalho de limpeza no começo da tarde. Além disso, foram atendidas ocorrências de queda de barreira na Rota do Sol, em Caxias do Sul, e na ERS-122, em Campestre da Serra.