Bento Gonçalves

O escritor Rafael Farina lança hoje em Bento Gonçalves seu segundo livro

O escritor Rafael Farina lança hoje em Bento Gonçalves seu segundo livro

Poeta e colunista do grupo RSCOM, Rafael Farina, apresenta nesta quarta-feira (15) seu segundo livro de poesias intitulado “Ossos Açucarados”. O lançamento será no espaço Coletivo Toca Cultural a partir das 18h30. Na ocasião haverá bate-papo com o escritor e convidados lendo trechos do livro.

Em conversa sobre o novo trabalho, Farina explicou que neste livro se sentiu mais livre ao escrever, sem tanta preocupação em agradar ou não o leitor; e isso de certa forma se reflete na qualidade da obra. “Se comparar os dois, é possível ver que os poemas desse segundo estão mais coesos, exatamente por essa perda do medo, medo de ser julgado pelas palavras”, comenta. O primeiro livro de Rafael Farina, “Falhas que só existem no Sul”, foi lançado em 2018 pela Editora Viseu.

Falar sobre o amor e relacionamentos, inclusive a parte dolorosa, continua sendo uma das principais inspirações do escritor. “As dificuldades de se lidar com o amor aparecem nos poemas. O amor passa longe de ser um mar de rosas, acho que na maior parte do tempo ele é um mar agitado”, desabafa o poeta. Farina conta que sempre foi muito observador e através da poesia tenta colocar em palavras tudo o que capta com os olhos. “Estou sempre atento ao que está acontecendo na rua e gosto muito do que foge à cena principal, gosto de acompanhar as pessoas que não estão no protagonismo”.

A poesia tem uma função essencial neste tempo em que estamos vivendo, de acordo com Rafael. Para ele, o simples fato de escrever poesia e ler poesia já são atos de reflexão, pois a poesia pode ajudar tanto dando uma visão diferente, quanto dando uma visão mais profunda sobre temas importantes e atuais. “A poesia ajuda dando voz a todos. Estamos falando de respeito e liberdade. Uma forma da gente se enxergar enquanto sociedade”, complementa.

Imagem: Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal