Opinião

O despertador

O despertador


Dia destes, como de hábito, o despertador do meu telefone tocou: 5h15min. Este é o horário que me levanto de segunda a sexta-feira, e eventualmente, sábados e domingos, o relógio biológico insiste em me mostrar que está afiado, me despertando sem a necessidade de que o celular toque…

Descrevi uma cena comum. Simples. Talvez todos nossos façamos a mesma coisa. Antes de dormir colocamos o despertador para tocar no horário que precisamos levantar para viver mais um dia…

Algo tão comum, desligar o despertador é um dos maiores sinais da fé que temos todos os dias. A convicção que acordaremos no dia seguinte. Foto: Reprodução/Fabiano Brasil.

Neste dia que descrevi na primeira frase deste texto aconteceu algo diferente. Começava um dia onde eu tinha muitas coisas pra fazer, problemas para resolver, enfim, e quando o ouvi tocar levantei rapidamente e pensei: ‘- Mais um dia. Acordado. Em pé. Pronto pra viver e resolver tudo o que preciso…” Repararam algo especial?

Não, né?

Pois neste dia eu ‘viajei’!

Pensei: ‘- Puxa, mas que bom que eu acordei, que eu estou vivo. Que bom que eu estou aqui. Em pé. Acordado. Disposto. VIVO!!!

Pensei quantas pessoas não tiveram este privilégio. Quantos seres humanos não acordaram hoje??? Sim, morreram. Partiram para um novo plano. Lá é melhor??? A fé de cada um é que vai responder, eu particularmente, acredito que sim, mas, minha vida hoje é aqui. Meus amores estão aqui. Minhas paixões estão aqui. Meus sonhos estão aqui.

Tantas coisas pra fazer. Resolver problemas do dia a dia. Problemas??? Todo mundo tem. Minha mãe sempre diz: ‘- Filho, problema mesmo é só a morte, que não tem volta, o resto? O resto tudo tem solução!’ Sábia, Dona Marta.

Acordar. Algo tão simples. Mas que muitas vezes não valorizamos. Respeito quem acorda de mau-humor, cada pessoa é o que é devido a sua experiência de vida e faz o melhor que pode dentro do contexto que está inserido, entretanto, particularmente, eu considero jogar tempo de vida fora acordar de ‘mal com o mundo’! Já dizia o poeta que um dia sem um sorriso é um dia desperdiçado, e eu, concordo com ele.

A-cor-dar. Dar cor ao que a gente vive. Às vezes mesmo em um dia cinza, dar cores a ele depende apenas do nosso ponto de vista. Resiliência. Dar novos significados. Tirar grandes lições de situações não tão boas assim. Aprender.

Viver.

Viver é um presente. Aproveitar o tempo é desfrutar do melhor segredo da vida.

O que é aproveitar a vida???

É fazer o que te faz bem. Viver na tua plenitude. viver com quem te faz bem, valorizar quem te faz sorrir, quem te apoia, quem se preocupa contigo, com os teus problemas, com quem está contigo nos bons momentos, mas principalmente que te oferece o ombro quando você mais precisa…

É trabalhar com o que você ama. É fazer o bem. É ser leal, honesto, verdadeiro… É honrar a sua palavra independentemente de papéis. Viver de forma plena é deitar a cabeça no travesseiro na hora de dormir com a certeza de que você foi justo, acima de tudo.

É colocar-se no lugar do outro antes de falar algo, julgar ou encontrar uma definição pra algo ou alguém.

A vida é repleta de escolhas. Pequenas ou grandes. Escolhas. O tempo inteiro. E cada uma delas tem um papel fundamental em nossa existência. Cada um delas revela um caminho a ser seguido. O seu destino.

Valorize quem te procura. Quem culpa o tempo por não te chamar pra ver como você está, pra te convidar para um café ou um chopp em um final de tarde pra simplesmente estar em tua companhia, simplesmente preferiu dar prioridade a outras pessoas ou coisas, que não são você. Culpa-las? Não. Longe disso, entenda que as prioridades destas pessoas são outras e trate-se de também colocá-la em um local não tão valioso assim na sua vida. Valorize-se. Valorize quem te quer por perto, porque o tempo, ahhh o tempo não para, e pode ser que sem avisar, qualquer dia destes o seu despertador até toque, mas você não desperte.

FB