Opinião

O bem-receber no Turismo

O bem-receber no Turismo

É fundamental que antes de abrir um negócio no ramo turístico ou de buscar um emprego na área você realize uma autoanálise e descubra se gosta ou não de servir aos outros, pois o bem-receber é primordial no Turismo.

O atendimento hospitaleiro, ágil e eficaz garantirá as primeiras boas impressões do seu estabelecimento. Afinal de contas, o turista está aproveitando este momento de descanso e quer ser bem tratado seja qual for a categoria do local ou a época do ano. Falando nisso,  tenha em mente que você irá trabalhar em muitos finais de semana e feriados.

Claro que o excelente atendimento não cabe apenas aos serviços turísticos, mas sim, a todos os lugares, seja no supermercado, no consultório médico, na escola, ou em qualquer outro.

A questão é que no Turismo existem algumas situações particulares que necessitam de atenção:

  1. O turista pode chegar irritado por inúmeras razões, tais como: voo atrasado ou o quarto do hotel que não foi liberado no horário combinado;
  2. Falta de tempo devido aos horários apertados das excursões;
  3. Deficiência nas informações disponibilizadas sobre o local e seu entorno.
  4. Ausência de um atendimento personalizado que supra suas necessidades

Estas questões exemplificam algumas das situações que podem ocorrer na empresa turística e nesta hora o atendimento será a chave do sucesso!

Comece atendendo bem na internet. Site, redes sociais, ou até mesmo nos aplicativos de mensagens. Se sua empresa disponibiliza estes canais para contato você deverá responder a todos o mais rápido possível e com muita gentileza, mesmo que a pessoa não reserve na hora.

Tenha uma equipe educada e sobretudo informada. O turista irá perguntar qual é o melhor restaurante da região, onde o seu filho poderá se divertir, a quantos metros está a farmácia mais próxima, em quais locais ele consegue fazer um bate-volta para fugir um pouco do itinerário. Desta forma, além das rotinas do dia-a-dia o colaborador e o empreendedor precisam estar muito bem informados sobre sua região.

Preze pelo atendimento personalizado. O formato de Turismo mudou muito nos últimos tempos. Aquela viagem em massa, onde o que importava era o menor valor e não a qualidade está perdendo mercado. Grande parte dos turistas atuais querem serviços de alta qualidade, que valham o preço pago, incluindo um atendimento acolhedor que os façam se sentirem únicos.

Adapte os serviços às necessidades do turista. Lembre-se: no Turismo o importante são as vivências que ele irá levar da viagem. Então capriche para que no seu negócio tenham experiências para aquelas pessoas que conseguirão passar uma tarde interina conhecendo o local e para outras que terão apenas uma hora.

E por último, deixo aquela frase emblemática: gentileza gera gentileza! Se o turista chegar irritado, como mostra o exemplo 1, entregue-lhe um belo sorriso, diga que no seu estabelecimento ele é muito bem-vindo e que você está disposto a ajudar no que for preciso. Com certeza ele irá embora sentindo-se muito melhor comparado a quando chegou.

Isto é a Hospitalidade, o Bem-receber! Colocar-se no lugar do outro para entendê-lo e assim poder atender suas necessidades. Dessa forma, como resultado, sua empresa irá reter e conquistar os turistas.

Então, se você, assim como eu, tem certeza que esta é a área certa para colocar seus projetos em prática clique aqui e conheça as 5 Dicas para o Sucesso no Turismo.

Até mais!