Farroupilha

“O asfalto no interior representa desenvolvimento”, ressalta Jonas Tomazini, vice-prefeito de Farroupilha, sobre obras no município

Vice-prefeito falou sobre termos de cooperação que estão sendo assinados pelo Executivo para melhorar estradas no interior e também no perímetro urbano

OBRAS
Foto: Eduardo Garcia / Grupo RSCOM

Nas últimas semanas o Governo Municipal de Farroupilha tem anunciado diversas assinaturas de termos de cooperação fazendo as melhorias nas estradas, sejam elas no interior e também na área central.

Em entrevista exclusiva ao Grupo RSCOM, o vice-prefeito de Farroupilha, Jonas Tomazini/MDB, falou sobre estas assinaturas e como elas vão ocorrer:

“Nós estamos em conjunto com várias comunidades aqui do nosso interior, fazendo a assinatura de termos de cooperação, aonde o município está fazendo a parte do projeto, a parte da abertura da via, vai fazer a licitação de uma empresa que depois vai fazer a drenagem, a pavimentação a sinalização, e a colocação de placas para o asfaltamento de mais de 20 comunidades do interior aqui do município. Essas comunidades entram com a brita graduada”.

As comunidades que são contempladas se organizam em forma de associação fazendo a aquisição do material, e em conjunto com o Executivo realizam o asfaltamento. Jonas afirmou que ele e o prefeito Fabiano Feltrin tem na melhora e no avanço das estradas rurais um compromisso.

Questionado sobre como são feitas as escolhas das comunidades que vão receber o asfaltamento, Tomazini relembrou que Farroupilha tem uma grande extensão de estradas rurais e que o governo está fazendo o possível para atender todas as demandas:

“Nós sabemos que Farroupilha tem mais que 550 km de estradas de chão no interior. Sabemos também que dependendo da localidade cada uma tem a sua importância. Uma mais turística, uma para escoar produção, uma que faz ligação entre duas “RS”, todas são fundamentais e nós ouvimos as comunidades, incentivamos para que elas se organizassem para que agora a gente em conjunto avançar nessa pavimentação, nós temos certeza que o asfalto no interior representa desenvolvimento, qualidade de vida, incentivo que nossos jovens permaneçam no campo e nós possamos ter a agricultura como matriz econômica, que é fundamental para nosso município”, explicou.

Jonas Tomazini relembrou os mais de 12 quilômetros de pavimentação no interior, afirmando que nesse terceiro ano com as últimas assinaturas para realização de obras, mais 20 quilômetros serão entregues para as comunidades, entendendo isso como fundamental, tendo em vista o ano de 2024 também, onde os programas para melhorias das estradas deve continuar sendo ampliado.

Até o momento, 13 termos de cooperação já foram assinados e a previsão é que durante esta semana mais alguns sejam assinados, além de agendamentos prévios para discutir mais obras.

Sobre como fazer para “agradar” todos os munícipes, o vice-prefeito ressaltou ser um constante desafio:

“É um grande desafio ter essa harmonia de investimentos no nosso município, que é grande tem uma extensão territorial maior que Bento Gonçalves e nós estamos avançando. Nós poderíamos citar nos bairros a construção de dois novos postos de saúde, no bairro Primeiro de Maio e no Industrial, um Centro de Referência de Assistência Social no bairro Primeiro de Maio, duas novas creches uma no Monte Pasqual e no Primeiro de Maio”, relembrou o vice-prefeito.

A pavimentação da avenida das Indústrias e a obra de ligação na Armando Antonello no bairro Vicentina, nas proximidades do Trevo da Santa foram exemplos também citados como melhorias.

“Também agora a gente vem com a pavimentação da rua Coronel Pena de Moraes, no trecho que liga até a Barão do Rio Branco, aonde a gente vai qualificar uma importante via que é utilizada no centro do nosso município”.

Até o momento, as comunidades que tiveram termos de cooperação assinados foram: Mundo Novo, Linha Machadinho, Linha Sertorina, Linha São José, Menino Deus, Linha São João, Linha Amizade, República, Linha Paese, Caravagetto, Santa Cruz, Linha Amadeu e Linha 30.

Além das melhorias para a população farroupilhense, obras fazem com que haja a procura de pessoas de outras cidades pelo município, colocando-a, nas palavras de Jonas, no mapa do turismo na região.

Por fim, Jonas Tomazini ressaltou que ao longo de 2023 a proximidade com a comunidade farroupilhense tende a aumentar com investimentos em demais áreas do município, levando maior qualidade de vida para as pessoas.