INUNDAÇÕES

Número de mortes em enchente nos EUA aumenta para 82

Entre as vítimas que perderam a vida no Texas estão 28 crianças; população se uniu às autoridades na procura pelos desaparecidos

Foto: Ronaldo Schemidt /AFP
Foto: Ronaldo Schemidt /AFP

Ao menos 82 pessoas morreram nas enchentes registradas no Texas, nos Estados Unidos. O número de mortos aumentou na madrugada de domingo (6) para esta segunda (7), segundo informações da rede de notícias norte-americana CNN. Entre as vítimas que perderam a vida estão 28 crianças.

A população se uniu às autoridades na procura pelos desaparecidos, entre eles 10 meninas e um conselheiro de um grupo cristão que acampavam às margens do rio Guadalupe.

No acampamento do condado de Kerr era possível observar cobertores, ursos de pelúcia e outros objetos que pertenciam às meninas cobertos de lama. A força da corrente destruiu as janelas dos chalés.

O governador do Texas, Greg Abbott, informou que havia cerca de 750 menores no acampamento Mystic quando o rio transbordou. O local ficou “destruído de uma forma que eu não havia visto em nenhum desastre natural”, declarou.

“Não vamos parar até encontrarmos todas as meninas que estavam nas cabanas”, acrescentou o governador republicano.

Alerta sobre novas inundações e o número de vítimas

O vice-governador do estado, Dan Patrick, alertou que as chuvas vão causar novas inundações. “Registramos 68 mortos no condado de Kerry“, 40 adultos e 28 crianças, informou o xerife da região, Larry Leitha. Autoridades do Texas confirmaram a morte de outras dez pessoas em regiões vizinhas.

Patrick relatou que um funcionário do acampamento Mystic enfrentou a corrente para quebrar a janela de uma cabana e permitir a fuga de um grupo de meninas, que poderiam morrer afogadas.

“Para se salvar, as meninas nadaram durante 10 ou 15 minutos. Vocês podem imaginar, na escuridão, com as águas agitadas, árvores passando ao lado delas e pedras caindo por cima?”, descreveu.

Em um balanço anterior, os coordenadores das operações de busca informaram que 27 meninas do acampamento estavam desaparecidas, mas Dalton Rice, funcionário do governo do município de Kerrville, onde fica o acampamento Mystic, reduziu esse número nesse domingo.

Declaração de catástrofe e ajuda federal

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma declaração de catástrofe grave, o que permite a liberação de recursos federais para o estado do Texas. “Essa é uma catástrofe inédita em 100 anos, e que é simplesmente horrível de assistir“, comentou Trump. Ele disse que deve visitar o Texas na próxima sexta-feira.

Fonte: Correio do Povo