Com mais de 2 mil metros quadrados de área construída, o Núcleo de Extensão Educacional (InTec) de Flores da Cunha deve iniciar suas atividades em maio. O espaço pretende atender estudantes da rede municipal de ensino, no período do contraturno escolar. Cerca de 300 crianças e jovens devem frequentar o local diariamente, participando de experiências voltadas ao campo da tecnologia, da inovação, do empreendedorismo e da prática esportiva. Além disso, o transporte dos estudantes até o Núcleo será gratuito.
O local contará com salas de aula, salas de apoio, refeitório e salas multiuso para realização de ampla variedade de oficinas em diferentes áreas do conhecimento. O InTec ofertará, de forma gratuita, atividades relacionadas ao pensamento computacional, esportes, empreendedorismo. Também inovação, tecnologia, robótica, manufatura 3D, linguagens, maker, fábricas startups, design de games, informática, teatro, arte e criatividade.
Localizado entre o Complexo Esportivo Cemel e o Ginásio Poliesportivo Marcos João Pivoto, o Núcleo de Extensão Educacional integra os espaços esportivos já existentes.
O andamento da obra
As atividades no Núcleo de Extensão Educacional devem iniciar em maio. Assim, os últimos detalhes da obra estão sendo realizados para a chegada do mobiliário. No momento, o espaço passa por acabamentos, finalização dos revestimentos e da pavimentação externa. Além disso, estão sendo instaladas as redes de lógica e elétrica.
No mês de março, a Prefeitura de Flores da Cunha e o Instituto Besouro de Fomento Social e Pesquisa assinaram um Termo de Colaboração. A partir desta parceria firmada, a Organização da Sociedade Civil passa a atuar no InTec junto ao Executivo.
O Instituto coordenará o local e as atividades, conforme o calendário escolar da rede pública municipal, em conjunto à Secretaria de Educação, Cultura e Desporto. A instituição também ficará com a alimentação dos estudantes, assim como a limpeza e a higiene de todo o espaço, e mensalmente apresentará para a Prefeitura suas realizações. Sendo que o município irá supervisionar e fiscalizar o desenvolvimento do projeto pedagógico em tempo integral.