Comportamento

Núcleo de Apoio à Vida realiza Brechó Solidário neste sábado em Garibaldi

Núcleo de Apoio à Vida realiza Brechó Solidário neste sábado em Garibaldi

A 8ª edição do Brechó Solidário em prol do Centro de Valorização da Vida de Garibaldi – CVV, ocorrerá neste sábado (15), das 9h às 15h, sem fechar ao meio-dia, no Salão Santo Antônio do bairro Champagne, em Garibaldi.

A ação é realizada pelo Naviga, Núcleo de Apoio à Vida de Garibaldi, entidade sem fins lucrativos, mantenedora do CVV, com o objetivo de arrecadar fundos para auxiliar o grupo no custeio de eventos e materiais confeccionados na prevenção ao suicídio.

No local, serão comercializados itens como roupas, calçados e acessórios, nas linhas infantil, infantojuvenil e adulto, com preço simbólico.

Conforme a integrante do CVV, núcleo de Garibaldi, Jéssica Fanti, a comunidade também pode colaborar doando itens para o brechó nos pontos de recebimento localizados no Supermercado Cairú, Prefeitura de Garibaldi e Talyce Floricultura.

A voluntária explicou que o suicídio é considerado pelo Ministério da Saúde como um problema de saúde pública. A cada 46 minutos, um brasileiro tira a própria vida. Ainda, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de óbitos autoprovocados é praticamente o dobro do que aqueles causados por homicídio: 800 mil por ano, contra 470 mil.

Contudo, trata-se de um problema que se pode prevenir na grande maioria das vezes e esse é um dos maiores esforços do CVV., que conta com o auxílio de voluntários dispostos a doarem o seu tempo para ouvir, via telefone, pessoas que necessitam de apoio emocional.

O número do telefone, em todas as regiões do Brasil, é o 188. A ligação é gratuita e o serviço funciona em todos os dias da semana, durante 24h.

Grupo de Apoio aos Sobrevivente de Suicídio (GASS)

O núcleo de Garibaldi também conta com o Grupo de Apoio aos Sobrevivente de Suicídio (GASS), destinado a pessoas próximas de alguém que cometeu o suicídio e àquelas que tentaram o suicídio, visando a troca de experiências e apoio emocional.

Durante as reuniões, que são confidenciais, sigilosas e gratuitas, os participantes podem conversar com pessoas que tenham uma experiência similar, proporcionando apoio mútuo para a quebra do silêncio em torno do problema.

Os encontros do GASS CVV Garibaldi ocorrem uma sexta-feira por mês, no auditório da APEME, localizado na Rua Heitor Mazzini, 122, no centro do município.

A reunião de junho ocorrerá nesta sexta-feira (14), a partir das 19h30min. Mais informações, 9 9657 6536.