Caxias do Sul

Novos Conselheiros de Saúde começam a ser eleitos nesta terça-feira em Caxias

(Foto: Mateus Argenta/divulgação)
(Foto: Mateus Argenta/divulgação)

O processo eleitoral que escolherá os novos membros do Conselho Municipal de Saúde em Caxias do Sul inicia nesta terça-feira, dia 24. O pleito vale para o triênio 2018/2021. Forqueta é a primeira região a eleger seus representantes. A votação ocorrerá na sede da subprefeitura local, das 17h às 20h30. Duas chapas disputam o pleito.

A eleição segue até o dia 12 de maio. Cada região de Caxias do Sul realizará a votação em uma data. O município está dividido em 10 regiões, também chamadas de distritos sanitários. Todos os moradores da cidade, maiores de 16 anos, podem votar na sua região. Basta apresentar documento de identidade com foto e comprovante de endereço.

Ao todo, 36 chapas disputam a representação dos diferentes distritos sanitários no Conselho. A região do Desvio Rizzo é a que tem o maior número de chapas inscritas para a eleição: seis. Fátima e Santa Lúcia têm cinco candidaturas cada. As demais contam com duas a quatro chapas.

O Conselho Municipal de Saúde é composto por representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS); dos prestadores de serviço; dos profissionais da saúde; dos governos municipal, estadual e federal; além de sindicatos, movimentos sociais, entidades e organizações não-governamentais. São eleitos por votação os membros que representam os prestadores de serviço e os usuários. Os demais são indicados diretamente por órgãos ou entidades que compõem o Conselho. Ao todo, 36 pessoas integram o Conselho. A posse dos novos conselheiros ocorrerá no dia 22 de maio.

Após o final do pleito, a tendência é que a Secretaria Municipal da Saúde coloque novamente em votação o projeto UBS+ e a consequente terceirização do Postão 24 horas. No ano passado, os atuais conselheiros rejeitaram a proposta durante uma assembleia na Câmara de Vereadores.