Bento Gonçalves

Novo edital para terceirização de médicos terá propostas no dia 19

Novo edital para terceirização de médicos terá propostas no dia 19

Depois que a licitação para a contratação de médicos terceirizados pela prefeitura de Bento Gonçalves foi suspensa nesta terça-feira, dia 4 de julho, o novo edital, definido nesta quarta-feira, dia 5, porque as empresas não apresentaram impedimentos, prevê a abertura das propostas no dia 19 de julho, garantiu o secretário de saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira. Segundo ele, a suspensão foi necessária porque uma planilha de custos estava gerando confusão entre os participantes.

Secretário Diogo Siqueira (Foto: arquivo)

Siqueira revelou que pelo menos 10 pedidos de impugnação foram apresentados contra a manutenção do edital por diversas empresas, que questionavam desde a capacidade técnica exigida, a questão orçamentária da própria empresa e a obrigação de manter um depósito para garantir o pagamento dos funcionários. Para ele, há uma intenção em barrar o processo.

O pessoal quer empurrar essa licitação para que não aconteça. Tem gente com interesse tentando achar tudo que é motivo pra tentar empurrar. E obviamente, como gera uma confusão, pode levar a vários entendimentos o mesmo objeto, a gente é obrigado a impugnar, cancelar o edital e lançar de novo com alterações pra que não aconteça de novo. São várias impugnações que o pessoal tenta que cancele o edital e faça da melhor forma possível pra eles”, garantiu o secretário.

Ainda que a suspensão provoque um atraso ainda maior na contratação de mais médicos, o secretário garantiu que o município seguirá contratando médicos pela Fundação Araucária, como ocorreu esta semana com o início das atividades da médica contratada para a tender na unidade Básica de Saúde do bairro Municipal.

Nesta mesma modalidade de contratação, na próxima semana deve começar a trabalhar ao menos um médico para o interior, informou Siqueira.

As empresas que participam da licitação são Instituto Global Saúde Análises Clínicas EPP, Proativa Saúde Cooperativa de Trabalho de Profissionais da Área da Saúde, Fundação Araucária, Hospital de Caridade São Roque, Samed Serviços Médicos, Prohealth Saúde e Hipermed Serviços Médicos e Hospitalares.

O edital prevê a contratação de até 239 médicos, quase uma centena a mais do que existem hoje pelo atual contrato com a Fundação Araucária, em até cinco anos de vigência. O contrato projeta a ampliação dos serviços a longo prazo, e prevê um gasto total – caso a contratação atinja o número total de horas previstas – que chegará aos R$ 3.019,423,35 mensais, contra uma despesa de cerca de R$ 1,9 milhão por mês hoje.