Comportamento

Novembro Azul: especialista ressalta importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Novembro Azul: especialista ressalta importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

O mês de novembro é o mês de conscientização e prevenção do câncer de próstata. A ação Novembro Azul trabalha para desmistificar e diminuir o preconceito que envolve o exame, aumentando assim os índices de diagnóstico precoce e facilitando o tratamento.

De acordo com o Diretor Técnico da Atenção à Saúde de Portadores de Doenças Crônicas do município de Caxias do Sul, Dr. Diogo Sandri Soligo, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele.

“Há uma estimativa de 2020 do Inca de 65.840 casos, correspondendo a aproximadamente 29% dos tumores incidentes no sexo masculino. Segundo a monitorização de óbitos por neoplasia de próstata em Caxias do Sul, no ano de 2020 foram registrados 38 óbitos”, relata.

Cerca de 75% dos casos de câncer de próstata ocorrem em homens com mais de 65 anos, porém, Soligo afirma que o grande problema desse tipo de tumor é que ele cresce sem apresentar muitos sintomas, e quando apresenta, eles costumam aparecer tardiamente. Por isso a importância do diagnóstico precoce.

“Quem deve fazer a avaliação de rotina do câncer de próstata? Homens, todos os homens acima dos 50 anos. Os homens que possuem fator de risco, que seria raça negra, histórico familiar para câncer, ou que tiverem sintomas urinários, devem começar a checagem mais cedo, aos 45 anos”, explica. “Quais que são os principais sintomas, sinais e sintomas mais comuns do câncer de próstata, e que o homem deve observar? Alteração na frequência e no padrão urinário, hematúria, que é o sangue visível na urina, e sinais de disfunção erétil.”

Muitas vezes esses sintomas podem não ser relacionados ao câncer, mas são fatores que devem ser observados e estudados, principalmente em homens com 45 anos ou mais.

“O que eu poderia deixar de recado final a todos os homens é que, de uma maneira geral, meçam a sua pressão arterial, meçam o peso corporal, controlem o seu colesterol, incluam atividade física na rotina, não fumem ou parem de fumar. Essas são regras gerais para prevenção de câncer”, conclui o especialista.