Bento Gonçalves

Nove de maio é último para o eleitor atualizar seu cadastro

Nove de maio é último para o eleitor atualizar seu cadastro
Eleitor enfrenta fila.
(Foto: Ricardo de Abreu)

Termina nesta quarta-feira, (9), o prazo para os eleitores atualizarem seu cadastro na Justiça Eleitoral. Os procedimentos são para transferência, atualização ou emissão do título.

Capacidade de atendimento é limitada
(Foto: Ricardo de Abreu)

Em Bento Gonçalves, onde funciona a 8ª Zona Eleitoral, está sendo registrado um movimento intenso nos últimos dias. Conforme o servidor da Justiça Eleitoral Ricardo Abreu a capacidade de atendimento do cartório é limitada e o prazo para alguns procedimentos é inadiável.

O eleitor que completa 18 anos até o dia 7 de outubro precisa emitir o título até a quarta-feira, dia 9. O prazo também vale para quem mudou de endereço e deseja transferir o título eleitoral.

Para a transferência do título é necessário que o eleitor apresente o comprovante de residência e um documento oficial com foto.

Ricardo de Abreu lembra que o cadastramento biométrico não é obrigatório para os eleitores de Bento Gonçalves, que poderão fazê-lo até 2022.

O banco de dados da Justiça Eleitoral já contabilizou 35.000 pessoas que fizeram o cadastro. “..muitas pessoas enfrentam fila e tempo de espera, somente para realizar o cadastramento biométrico, o que poderá ser realizado após as eleições, quando a demanda é menor, afirma Ricardo.

Este ano, o eleitor também poderá acessar seu título por meio de um aplicativo disponível para os aparelhos Androide iOS, onde poderá obter todas informações atualizadas sobre seu cadastro, independente de estar regular ou não.

O e-Título substitui o documento oficial com foto (RG, CNH, carteira de trabalho etc) apenas quando o aplicativo mostra a foto do eleitor e quando a coleta da biometria já foi realizada.