
A partir do dia 1º de outubro o Facebook vai adotar medidas para regular a transmissão de vídeos pela plataforma, incluindo o Facebook Live, que vem sendo bastante usado para transmitir shows ao vivo durante a pandemia.
Após divulgar uma nova diretriz que afirmava que “se você usar vídeos em nossos produtos para criar uma experiência de audição de música para você ou outras pessoas, seus vídeos serão bloqueados e sua página, perfil ou grupo poderão ser excluídos. Isso inclui o (Facebook) Live”, o Facebook deixou seus usuários muito preocupados, principalmente bandas, cantores e DJ’s.
Alguns dia depois, foi divulgada uma atualização, onde alguns pontos das novas diretrizes foram esclarecidos. Confira:
“Queremos incentivar a expressão musical em nossas plataformas e também manter nossos acordos com os detentores de direitos. Esses acordos ajudam a proteger artistas, compositores e parceiros que são os pilares da comunidade musical, aos quais somos gratos por permitirem a existência da criatividade incrível que temos visto neste momento.
– Não existem limites para música em stories ou em apresentações musicais tradicionais (por exemplo, filmar um artista ou uma banda se apresentando ao vivo).
– Quanto mais faixas gravadas completas estiverem em um vídeo, maior a chance de serem limitadas (veja abaixo mais informações sobre o que significa “limitado”).
– Recomendamos clipes de música menores.
– Deve sempre existir um componente visual no vídeo, ele não deve ter áudio gravado como propósito principal.Essas diretrizes são válidas para vídeos ao vivo e gravados, tanto no Facebook como Instagram, para todos os tipos de conta, como Páginas, perfis e contas verificadas ou não verificadas. Embora as músicas sejam usadas em nossas plataformas em mais de 90 países, existem locais em que elas ainda não estão disponíveis. Portanto, se o seu vídeo incluir música gravada, ela poderá não estar disponível nessas localizações.”