A segurança nas escolas de Bento Gonçalves vem sendo reforçada desde o início do mês de abril pela Prefeitura Municipal, que implementou medidas para garantir um ambiente mais seguro aos estudantes. Uma das iniciativas adotadas foi a instalação de câmeras de videomonitoramento em 23 instituições de ensino do município. Cada escola foi equipada com entre 4 a 5 câmeras, totalizando aproximadamente 92 dispositivos espalhados por esses locais.
A responsabilidade pela instalação das câmeras recai sobre a Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTEC), com supervisão da Secretaria de Segurança (SEMSEG). Nas últimas semanas, novos pontos estratégicos receberam o sistema de videomonitoramento, incluindo a Escola Municipal Infantil (EMI) Zatt, EMI Espaço dos Sonhos e EMI Pinguinho de Gente.
O Diretor do CTEC, Moises Garbin, destacou a importância dessa ação conjunta: “Sabemos que tecnologia e segurança andam de mãos dadas. Com a colaboração entre a CTEC e SEMSEG, estamos trabalhando incessantemente para expandir a instalação das câmeras de videomonitoramento em diversos pontos do município.”
O secretário de Segurança, Tenente-coronel Paulo Cesar de Carvalho, ressaltou a relevância dos equipamentos de videomonitoramento para a segurança pública: “A implementação de câmeras de segurança desempenha um papel crucial na segurança pública em várias frentes. Essa tecnologia permite uma identificação mais rápida de possíveis suspeitos, monitoramento de áreas públicas e garante a segurança dos estudantes nas escolas, além de auxiliar no controle do tráfego”.
Todas as câmeras instaladas são monitoradas diretamente pela SEMSEG, para que haja uma resposta ágil a qualquer incidente que possa ocorrer nos locais cobertos por esse sistema de segurança.