Política

Nova presidente da Câmara terá que convocar eleições indiretas para prefeito de Caxias

Vereadores de Caxias do Sul devem decidir que será o novo prefeito nos próximos 30 dias

(foto: ricardo gatelli/rscom)
(foto: ricardo gatelli/rscom)

Depois de uma sessão que superou 50h, determinado a cassação do mandato do prefeito Daniel Guerra, o Legislativo caxiense inicia os passos que devem dar continuidade à vida de Caxias do Sul. O primeiro foi empossar a nova presidente da Câmara, vereadora Paula Ioris (PSDB). Ela ocupava o cargo de 1ª vice-presidente da Mesa Diretora 2019 e fica na presidência até o dia 1º de janeiro de 2020. Segundo, o ex-presidente da Casa, Flávio Cassina (PTB), assume como prefeito interino até que sejam convocadas eleições indiretas. No seu lugar como vereador, assume Clóvis Xuxa (PTB).

Participaram do ato de posse na manhã desta segunda-feira (23), na sala da Presidência, servidoras de carreira das áreas legislativa e jurídica, e da secretaria e protocolo da Casa, bem como os demais integrantes da Mesa Diretora 2019, vereadores Alberto Meneguzzi (PSB), Edson da Rosa (MDB) e Ricardo Daneluz (PDT).

Eleições indiretas

O rito de eleições indiretas para escolha do novo prefeito de Caxias do Sul tem prazo de 30 dias para ocorrer, a contar do domingo (22). A nova presidente, Paula Ioris (PSDB), anunciou que montará uma comissão para organização das eleições, porém o processo está rodeado de incertezas. “Estamos estudando a melhor forma de realizar o rito de eleição indireta, com embasamento jurídico e apoiado pela Justiça Eleitoral. São muitas dúvidas, pois é um processo novo, mas uma coisa posso garantir, as eleições vão ocorrer e os votos serão dos vereadores”, afirmou a nova presidente da Casa. Quem pode se candidatar também é uma incógnita, mas, conforme o vereador Paulo Périco (PSDB), as chapas serão formadas por prefeito e vice.

Flávio Cassina na prefeitura

O prefeito interino de Caxias do Sul, Flávio Cassina (PTB), ainda não falou à imprensa, mas já se reuniu à base aliada para alinhar os primeiros passos a frente da administração de Caxias do Sul. Durante a coletiva de apresentação da nova presidente da Câmara, os componentes da Mesa Diretora evitaram falar sobre os planejamentos de Cassina, porém adiantaram que o prefeito interino formulará uma equipe de transição até que sejam convocadas as eleições indiretas. O primeiro pronunciamento oficial de Flávio Cassina como prefeito ocorrerá na terça-feira (24), às 9h, no Centro Administrativo municipal.