Comportamento

Nova Prata fornece dispositivo contraceptivo para 20 mulheres em situação de vulnerabilidade

Imagem: Internet
Imagem: Internet

Nova Prata, através de um programa de planejamento familiar, forneceu nesta semana a aplicação de implantes contraceptivos para 20 mulheres residentes do município. Segundo as informações, o dispositivo utilizado na campanha é subcutâneo, ou seja, colocado sob a pele, e tem efeitos que perduram até três anos.

A aplicação ocorreu ainda na quarta-feira (29) na Casa da Cultura. Na ocasião, antes de posicionar os dispositivos, um médico esclareceu o funcionamento e sanou as dúvidas das 20 mulheres que lá estiveram. O contraceptivo é uma progesterona (hormônio feminino responsável por regular o ciclo hormonal), cuja eficácia se sobressai em relação a outros métodos.

Caso estas 20 pacientes queiram engravidar, poderão procurar auxílio médico para cortar o efeito do contraceptivo.

A secretária adjunta de saúde, Vanessa Frizon, destacou que o projeto conta com outros métodos contraceptivos como laqueadura e vasectomia e, destina-se, prioritariamente, àquelas pessoas em situação de vulnerabilidade social. Para as próximas semanas haverá o implante de 20 novos contraceptivos.

Ainda de acordo com a responsável pela pasta, as mulheres que buscarem a aplicação do método contraceptivo subcutâneo devem, antes, passar por três testes rápidos. Gravidez, sífilis e HIV. Se a candidata obtiver resultados negativos nas testagens, entrará para uma lista e, assim que possível, fará a aplicação.

Os 20 implantes foram doados para Nova Prata pela ONG Brasil Sem Grades, além de contar com o apoio do Deputado Estadual Thiago Duarte e sua aplicação viabilizada pela prefeitura, através da Secretaria de Saúde.